Festa do Padroeiro Santo Ângelo 2024

Aconteceu na Paróquia Santo Ângelo em Novo Airão/AM, nos dias 02, 03, 04 e 05 de maio, o Festejo do Padroeiro Santo Ângelo 2024, realizado pelos Amigos da Paróquia e o poder público municipal.

Foram quatro noites de festa com leilões, danças culturais do município, atrações regionais e no sábado dia 04, o show da Banda Anjos de Resgate, primeira atração nacional católica a se apresentar no município, momento profundo de louvor e oração.

No dia 05, dia do padroeiro, às 17h aconteceu a Procissão com a Imagem e Relíquia de Santo Ângelo pelas principais ruas da cidade, retornando para a igreja Matriz onde foi celebrada a Santa Missa presidida pelo padre Marcelo e concelebrada pelo pároco padre Stanislaw.

Em sua homilia, padre Stanislaw destacou a importância dos santos para a aproximação de Deus, que os santos são amigos íntimos de Deus e melhores catequistas, que através de suas vidas cheios de coragem nos conduzem ao caminho de Nosso Senhor Jesus Cristo, no caso de Santo Ângelo, santo da ordem carmelita, um jovem frade de 35 anos que pela pregação da verdade teve sua vida brutamente ceifada, nunca imaginaríamos ter sua Relíquia em nossa igreja, e aprendemos com a tradição, com os cantos e orações, pois cantamos que sua cabeça foi partida, seu sangue derramado e, ainda no hino pedimos que nos livre dos inimigos e das calúnias. O martírio de Santo Ângelo aconteceu no dia 05/05/1220 e, após 804 anos, de forma intrigante, sua devoção atravessa gerações em nosso município, mesmo com a passagem de outras ordens religiosas como Franciscanos, Jesuítas e salesianos nos séculos passados a devoção a Santo Ângelo continua firme e, com a permanência dos palotinos em 1973 com a vinda do saudoso padre José Miguel Maslanka é celebrada de forma permanente a devoção e o festejo todo dia 05 de maio. Após 800 anos de seu martírio Santo Ângelo continua a nos ensinar o caminho para o Nosso Senhor, que é o Caminho, a Verdade e a Vida, a Ele toda glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Após a Santa Missa aconteceu o último dia do arraial com leilões, barraca da pescaria, barracas com diversidades de comidas e guloseimas e o tradicional bingão.

Ao final foi dada a palavra ao prefeito municipal senhor Frederico Júnior, ao nosso pároco que agradeceu primeiramente Deus, ao poder público municipal na pessoa do prefeito, agradeceu também a participação de todos os paroquianos, parabenizou a equipe de coordenação do festejo que esse ano se superou, e exortou a todos que não devemos nos vangloriar por algo que é nosso dever de fazer, lembrar sempre que somos servos inúteis (conf. Lc 17,10), após o padre Marcelo ressaltou a importância da Festa do Padroeiro, momento propício para receber graças celestiais, não só pensar nas coisas materiais, mas especialmente buscar e aproveitar os bens espirituais que a festa do santo padroeiro oferece a todos, em seguidas os padres encerram com a bênção aos presentes.

Santo Ângelo, rogai por nós!