XIV Congresso Consultivo dos Superiores Maiores da Sociedade do Apostolado Católico

O XIV Congresso Consultivo dos Superiores Maiores da Sociedade do Apostolado Católico aconteceu em Roma, no Centro de Retiros dos Passionistas, com um tema muito atual “Movidos pela compaixão: Construindo o futuro da SAC”. O Congresso aconteceu de 8 a 13 de abril e contou com a presença dos membros do Regime Geral e 21 Superiores Maiores Palotinos, a Região Mãe da Misericórdia foi representada pelo Pe. Daniel Luz Rocchetti e Pe. Artur Karbowy.

Pe. Zenon Hanas, Reitor Geral, explicou que a palavra “futuro” no tema do Congresso é “um convite aos nossos pensamentos e desejos a olhar para frente, a olhar para o futuro que está nas mãos da Providência de Deus, mas que – de uma forma ou de outra – moldamos através nossas escolhas e ações hoje.” Ele lembrou a todos os presentes que devem ter uma “cultura de compaixão” e construir o futuro do SAC com esperança na nossa “visão comum”.

O Reitor Geral, apresentou um panorama geral do estado da Sociedade com suas iniciativas, expansões, rumos e dinâmicas de desenvolvimento e desafios. Apreciou os esforços missionários das Províncias e Regiões, especialmente nas áreas onde a pobreza, a guerra, as ameaças à saúde e à vida estão visivelmente presentes. Os nossos coirmãos missionários são a nossa “melhor parte” e temos a obrigação de lhes dizer isso, de lembrar deles e de cuidar deles”, acrescentou.

Na quarta-feira os participantes do Congresso Consultivo tiveram a oportunidade de participar da Audiência Geral Papal na Praça de São Pedro. Na sua catequese semanal sobre a virtude da fortaleza, o Santo Padre, Papa Francisco, observou que a fortaleza consiste na capacidade de viver com coragem e enfrentar as turbulências internas e externas da vida. Declarou que “um cristão sem coragem, que não direciona as suas forças para fazer o bem, que não perturba ninguém, é um cristão inútil”. No final da catequese saudou os Palotinos: padres, irmãos, irmãs e membros da UAC. Em nome da Família Palotina, Pe. Zenon Hanas, entregou uma pintura representando Cristo crucificado com os cinco mártires Palotinos, que lembra o massacre dos cinco Palotinos em San Patricio, Belgrano (Buenos Aires), em 4 de julho de 1976; a pintura é obra de Pe. Witold Urbanowicz SAC.

Os relatórios das Secretarias e Comissões do SAC foram apresentados pelos respectivos membros responsáveis ​​da Administração Geral. Estas relações ajudaram o grupo a compreender as possibilidades de crescimento para o futuro, com as suas esperanças e desafios, para a Família Palotina. O relatório financeiro foi apresentado pelo Pe. Vanderlei Luiz Cargnin, Ecônomo Geral.

Pedindo a intercessão de São Vicente Pallotti o Reitor Geral presidiu a Sagrada Eucaristia na Igreja do Santíssimo Salvatore de Onda. Durante a missa também foram celebrados os jubileus de ordenação e profissão dos Padres John Onna, Balaji Boyalla, Ruben Fuhr, Artur Karbowy e Eugene Niyonzima. Na homilia o Reitor Geral disse que Deus tem sido muito generoso conosco, Palotinos. Abençoou-nos com muitos coirmãos em formação, com recursos, com as orientações das nossas Assembleias e com as indicações da Igreja e o ensinamento do Papa Francisco. Cabe-nos saber acolher estes dons, multiplicá-los e partilhá-los com quem precisa.