Nesse último final de semana (18, 19 de março), 31 jovens participaram do retiro de preparação para a Crisma. Com o tema principal: “Descerá sobre vós o Espírito Santo e Eu vos farei pescador de homens”, os jovens foram instigados a trilhar o caminho da maturidade Cristã, pois, ao receber o sacramento da Crisma é receber a responsabilidade de ser anunciadores da luz e assim, crendo do Filho do Homem, também seremos pescadores de almas.
Na noite de sexta, iniciamos o retiro com o primeiro momento de espiritualidade, onde os jovens foram induzidos a viver a maturidade reconhecendo seus pecados e deixando que o fogo do Espírito Santo transformasse tudo em novo. Guiados pela luz, a adoração ao Santíssimo Sacramento encerrou a 1ª noite do retiro.



No sábado, contamos com a presença do Márcio, ministro da palavra da RCC, para iniciarmos o dia com o tema “Edifica tua Fé na rocha”. Logo depois, a 1ª apresentação das equipes e também do Daniel, coordenador do Grupo de Oração Nossa Senhora da Glória com o tema “Espírito Santo é a nossa força na batalha”, onde mostrou aos crismandos os tipos de batalhas que temos: o corpo, o mundo e o satanás. Durante a tarde, alguns jogos foram realizados entre as equipes. Para fechar a noite, tivemos dois momentos: o luau e o 2º momento de espiritualidade, onde os jovens foram levados a entender que é buscando se preencher com o Espírito Santo que eles terão o necessário para vencer qualquer batalha.



No último dia de retiro, iniciamos o dia com o tema “Receberás o Espírito, lança tuas redes no mar!”. É preenchendo-se do Espírito, que somos capazes de vencer batalhas, mas também salvar almas, ser pescadores de homens. Não ter medo de ser jovem e cristão, de se entregar aos planos de Deus e deixar que os sonhos dEle sejam os nossos. Após a celebração da Santa Missa, com o Padre Rafael, iniciamos a Gincana Final entre as equipes.


Alguns comentários dos crismandos:
“Achei uma experiência inesquecível, nunca vivi momentos tão intensos de conexão com Deus. Me diverti muito, e apesar de ter sido bem difícil, eu me sentia bem depois de cada adoração e atividade. Hoje, no dia seguinte, me sinto renovada. Parece que eu vivi a minha vida toda sem realmente estar conectada com Deus, e eu sinto que depois da Crisma eu vou oficialmente começar a minha jornada religiosa.”
“Eu amei, tive experiências incríveis, cada momento foi marcante demais, fez com que eu tivesse pensamentos diferentes e mudasse em certas coisas minhas, nas minhas atitudes etc. Cada momento teve um significado diferente, mas todos foram bons, o grupo de oração fazendo as palestras foram maravilhosos, palavras necessárias que eu precisava ouvir, as dinâmicas que foram bem divertidas e descontraídas, este retiro será sempre lembrado.”
“Esse retiro foi o melhor que eu já tive na minha vida, o melhor. Tenho nem palavras para descrever, eu fico muito triste por ter sido o último retiro do crisma, queria voltar atrás e ter aproveitado mais do que eu aproveitei. Mas esse foi o melhor, eu não irei esquecer de nada, de cada momento, de cada prova, de cada pregação, vai ficar marcado aqui no meu coração.”
“Pra mim, foi o momento em que todos entraram na piscina de madrugada. Senti um sentimento inexplicável. E também no primeiro dia, quando queimamos aqueles papéis com nossas dores, lembro de todos terem ficado meio tristes e pensativos, realmente tocados e envolvidos.”
“Eu tô com uma expectativa elevada, não vou mentir, e tudo que estou pensando, sinto que vai ser melhor ainda!”
“Foi sexta-feira, quando a gente estava em adoração. Eu comecei a sentir uma dor muito forte quando eu sentir, era muito muito forte na minha barriga, como se tivesse batendo em mim, eu continuei com a dor, que nem Jesus, ele sentia dor e não reclamou, e eu continuei, até que quando eu me ajoelhei passou, não sentia mais nada, era como se eu tivesse sentido nada.”
“Minha expectativa é que depois de receber o sacramento, eu receba o meu chamado e com certeza eu irei continuar no meu ministério e não irei abandonar, Jesus não abandonou a nós quando morreu, é eu farei o mesmo por ele.”
“Foi uma experiência inesquecível, gostaria muito de ter essa experiência novamente! Mas, o mais marcante foi o da fogueira, senti uma paz tão enorme…”