Encerramento do mês Vocacional

“Queridos jovens: não tenhais medo de Cristo! Ele não tira nada, ele dá tudo. Quem se doa por Ele, recebe o cêntuplo. Sim, abri de par em par as portas a Cristo e encontrareis a vida verdadeira”. (Bento XVI)

Ontem, dia 30 de agosto de 2020, pelas 15 horas, ocorreu no monumento ao Cristo Redentor de Itaperuna /RJ a Santa Missa em ação de Graças pelas vocações sacerdotais e religiosas oriundas dessa cidade. Nesse lugar privilegiado rezamos por todos aqueles que corresponderam a voz do Senhor que chama para o trabalho em sua vinha. Durante essa mesma celebração foi feita a benção do oratório existente aos pés do monumento municipal, que acabara de ser reformado pela prefeitura.

A Santa Missa foi presidida pelo padre José Luiz Alves, SAC mantendo o costume iniciado pelo padre João Baraniecki, SAC  – e mantido desde longa data pelos padres e irmãos palotinos que o seguiram no pastoreio da paróquia de São Benedito – de ano após ano encerrar o mês agosto realizando a tradicional Caminhada Vocacional em direção ao Cristo Redentor, clamando ao Senhor da messe que suscite novas e santas vocações para sua Igreja.

Infelizmente, devido ao período de Pandemia que vivemos, não foi possível realizar a Caminhada Vocacional tal como nos anos anteriores. Mesmo assim, alguns fiéis decidiram realizar por sua própria conta a subida a pé até os pés do Cristo. E ainda que o número de fiéis presentes na Santa Missa tenha sido reduzido, estiveram presentes fiéis das mais diversas faixas etárias, como também provenientes de outras paróquias de nossa Cidade. Neste último domingo do mês vocacional, no qual ouvimos da boca do Senhor o convite exigente e irresistível ao seu seguimento, “se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga”, imploramos ao “Senhor da Messe e Pastor do Rebanho” que faça ressoar no coração generoso de nossa juventude o seu chamado.  E que nossos jovens possam acolher a proposta de vida no serviço do Senhor, sabendo que é promessa Dele: “quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la”.