Rua Nova Odessa, 80

Vila Valqueire

21330-340 Rio de Janeiro

Tel.: (21) 3281-8934 \ 2453-2915
smpalotinorj@gmail.com 

Reitor: Pe. João Sopicki SAC

Com o crescimento do número dos padres que trabalhavam em diversas paróquias, começaram também as iniciativas vocacionais. Durante os retiros de carnaval para jovens, várias pessoas perguntavam sobre a possibilidade de entrar no caminho da vida de São Vicente Pallotti. As primeiras experiências vocacionais foram realizadas nos anos 1986-1990. Os jovens José Antônio e Paulo André fizeram Noviciado em Cornélio Procópio, depois moraram na casa paroquial de Itaipu e estudaram filosofia no São Bento. Com as primeiras vocações, surgiram também as perguntas: quem vai ser responsável e onde será a formação? Faltava espaço físico para acolher aqueles que queriam começar a vida religiosa. Como a empresa “Ecia – Irmãos Araújo” que já doara lote para a construção da igreja da Divina Misericórdia, no dia 09 de outubro de 1987, doou, próximo à igreja, mais dois lotes para a construção do Seminário Maior Palotino, foi possível a concretização desse sonho. 

O seminário foi então construído com a ajuda do secretário das missões da Polônia da Província Cristo Rei. Toda a obra esteve sob a responsabilidade do Pe. Stefan Kajfasz, que era o ecônomo da Delegação. O prédio composto por quatro pavimentos e, mesmo antes de ser concluído, já recebia muitos eventos como o Encontro dos Superiores Maiores Palotinos da América Latina, o evento “Consagrar-te-ei”, e ainda o fazem outros, como os vocacionais. Os primeiros estudantes do seminário foram Antônio Aguiar Pereira e Marcelo Néspoli Magalhães, recebidos em 1º de fevereiro de 1991. E o primeiro Reitor, o Pe. Adam Kowalik. Pe. Antônio Aguiar Pereira foi o primeiro sacerdote ordenado em novembro de 1996.

Num tempo de maior número de formandos, desejou-se ampliar ou construir outro edifício que servisse melhor às necessidades formativas. E foi por isso que no ano 2005, após outra doação dos Irmãos Araújo de dois terrenos atrás desse antigo prédio, começou-se a construção de outra edificação para o Seminário. À frente desse trabalho ficaram os ecônomos da Região: Pe. Cristóvão Sopicki e Pe. Josiel Azevedo da Silva. Em 2019, aconteceu o primeiro encontro de Irmãos Palotinos da América latina, e o Rio Celebra transmitido pela Rede Vida, com missas presididas pelo cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Ainda em 2019 o Encontro dos Formadores Palotinos da América Latina e no dia 30 de julho de 2019, na abertura do Encontro Sul-americano dos Superiores Maiores Palotinos no Rio de Janeiro, o Pe. Jacob Nampudakam, Reitor Geral da Sociedade do Apostolado Católico, deu a bênção ao novo prédio da Casa de Formação da Região Mãe da Misericórdia, destinada à habitação dos formandos do período da Filosofia e Teologia.

Notícias