A Vida Consagrada é o nome que a Igreja Católica dá ao modo de viver das pessoas que deixaram as suas vidas profissionais e familiares e seu próprio estado no mundo, numa tentativa de abnegação de si mesmo na vivência das promessas e dos conselhos evangélicos.

O Que é ser um consagrado Palotino??
Um consagrado palotino é aquele que com ardor de Cristo é chamado a estar no meio do povo e reavivar a chama do amor de Deus nos corações, tendo uma vida comprometida com a salvação das almas!!!
Ser Palotino é estar
junto, seja onde for e como for…
Seja como Padre…
Seja como Irmão…
Seja como leigo…
e assim todos unidos com o mesmo ideal…
Entre em contato
conosco para um discernimento vocacional.
Nossos encontros vocacionais acontecem todo terceiro domingo do mês, esperamos
por você.
Telefone: (21) 2453-2915
Email: pastoralvocacionalpalotina@hotmail.com
O Início da caminhada vocacional como padre ou irmão palotino começa com um período chamado postulado. Esse tempo é destinado a tomar consciência de que a escolha principal não é o ministério ordenado e a vida consagrada, mas antes o seguimento de Jesus Cristo. Esta etapa da formação acontece atualmente na nossa casa de postulado, o Cenáculo Palotino Mãe do Divino Amor, em Guapimirim – RJ. Durante essa caminhada com ajuda do responsável pelo postulado e diretor espiritual explica-se os quatro pontos:
- a obrigação de imitar em tudo a Jesus Cristo
- a impossibilidade de ser disso dispensados
- a necessidade, para quantos queiram viver na Sociedade, de ser, o quanto possível, perfeitos imitadores de Cristo.
- um verdadeira e generosa disposição do coração para imitá-lo, observando as regras e as disposições dos superiores e dos diretores espirituais.
O postulado serve para provar melhor a vocação do candidato e sua capacidade de viver em comunidade. Este tempo é também propicio para que o postulante cresça na maturidade pessoal, afetiva, espiritual e intelectual.
Período Introdutório chamado noviciado é o período da formação que precede a emissão de seus votos. O termo designa também o prédio e a comunidade onde se realiza este período.
Na Igreja Católica, o Direito Canônico define que “O noviciado, com o qual se começa a vida no instituto, destina-se a que os noviços conheçam melhor a vocação divina, a vocação própria do instituto, façam experiência do modo de viver do instituto, conformem com o espírito dele a mente e o coração e comprovem sua intenção e idoneidade. ” (Cân. 646).
Segundo a norma canônica o noviciado deve ter um tempo mínimo de duração de um ano e máximo de dois anos. O superior do noviciado chama-se “Mestre de noviços” ou Diretor do Período Introdutório e tem a responsabilidade da formação destes.
O período introdutório dos palotinos da América do Sul realiza-se na casa “Rainha da Paz” de Cornélio Procópio (PR), e tem como objetivo preparar os candidatos para seu ingresso na Sociedade do Apostolado Católico, através de sua primeira consagração e dar a eles formação espiritual fundamental. Além disso, é preciso verificar se o candidato tem propensão para dedicar-se aos trabalhos da Sociedade. Em seguida começa a formação no Seminário Maior Palotino em Rio de Janeiro. Atualmente os nossos seminaristas fazem a formação tanto filosófica, de 3 anos, quanto teológica, de 4 anos, na Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro.