Estrada Imperial, 3361

Parque Bernadelli

Guapimirim – RJ

Reitor: Pe. Lucas Kaczmarek, SAC

Diretor do Postulado: Pe. Marcelo Néspoli Magalhães, SAC

Com o crescimento de vocações surgiu a necessidade de um espaço para a formação dos membros seminaristas. Além do Seminário, foi necessário repensar sobre a abertura do noviciado. O primeiro período introdutório da Delegação aconteceu no ano de 1995, na casa dos Padres Capuchinhos – Teresópolis, tendo como diretor Pe. João Francisco. No ano seguinte, o noviciado foi transferido para a paróquia de São Sebastião em Itaipu.

Em 1998, foi comprado o sítio com uma casa de dois andares em Guapimirim, na subida para Teresópolis. A casa foi reformada pelo então ecônomo da Delegatura Pe. Cristóvão. Com a obra da reforma, ganhou o terceiro andar. Assim, no Ano Jubilar de 2000, o noviciado começou a ser realizado nesta casa. No ano 2010 foi aberto o noviciado sul-americano em Cornélio Procópio (PR) na Província de Santa Maria. Em 2011 a casa recebeu a primeira turma do postulado.

Desde o início, a Casa Mãe do Divino Amor é um lugar de convivência dos membros da Região. Além da formação dos novos membros da Região serviu para a formação dos leigos no espírito de São Vicente Pallotti. Encontros dos membros da União do Apostolado Católico fazem parte do calendário das atividades da Casa. Lugar amplo, aberto com belíssima natureza, atrai jovens que participavam do Festival Palotino da Canção e o Consagrar-te-ei. Em alguns anos o Festival acontecia conjuntamente ao Dia Esportivo. Em novembro de 2013, aconteceu a IV Assembleia da Região Mãe da Misericórdia Sociedade do Apostolado Católico, com o tema: “O carisma da vida religiosa a serviço da Nova Evangelização”. Durante todo o período aconteceram vários retiros e dias de formação para os leigos das paróquias palotinas. Como o lugar oferece contato direto com a natureza e muito silêncio é frequentemente escolhido como lugar de retiro para os vocacionados e os seminaristas. 

Notícias