Padre Estevão toma posse como novo pároco da Paróquia de São Roque

No domingo, 10 de março, a Paróquia de São Roque, Vila Valqueire, Rio de Janeiro, celebrou a posse do Padre Estevão Lewandowski, SAC, como seu novo pároco, em uma cerimônia presidida por Dom Paulo Alves Romão, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e concelebrada pelo Reitor Regional Pe. Artur Karbowy, SAC, e Primeiro Conselheiro Pe. Jurandir do Nascimento, SAC.

Após a calorosa acolhida, a primeira etapa do rito de posse teve início com a leitura do Decreto de Nomeação do novo pároco, proferida pelo Diácono Cezar Bahia. Em seguida, o Pe. Estevão fez a Profissão de Fé e prestou o Juramento de Fidelidade, comprometendo-se a manter sempre a comunhão com a Igreja Católica.

No decorrer da celebração, Dom Paulo Romão entregou o Evangelho ao novo pároco antes de sua proclamação, destacando a responsabilidade de anunciar a Palavra de Deus a todos.

Durante a homilia, Dom Paulo Romão centrou sua reflexão sobre o tríplice múnus do Pároco: ensinar, reger e santificar, pediu ao novo pároco que seja para todos os fiéis o exemplo do Bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas. Ao final, conclamou os paróquianos a ajudarem na desafiadora missão de evangelizar e acolher a todos sem distinção.

Após a homilia, ocorreu o rito de tomada de posse do novo pároco. O padre Estevão recebeu das mãos do Bispo os instrumentos simbólicos representando o desempenho de sua missão como pastor, incluindo as chaves da igreja, do sacrário, instrumentos para o batismo e a estola, utilizada na administração do sacramento da penitência. Em seguida, com alegria, o bispo declarou oficialmente o novo pároco empossado.

Ao final da celebração, uma família representando a comunidade acolheu o Padre Estevão com uma mensagem calorosa e novo pároco fez um breve discurso, expressando gratidão pelo carinho e acolhida da comunidade.