Abertura do Noviciado 2024

No dia do 61º aniversário de canonização de São Vicente Pallotti, 20 de janeiro, em Cornélio Procópio, Paraná, foi inaugurado o Noviciado Sul-Americano Willian Whitmee dos Padres e Irmãos Palotinos. Oito candidatos iniciaram sua jornada no noviciado, um período de formação espiritual e religiosa.

O padre Antonio Mousinho, da Província de São Paulo, assumiu a função de mestre do noviciado, liderando os esforços formativos. A equipe formativa, composta pelos padres Rossini e Reinaldo Picolloto, ambos da Província de São Paulo Apóstolo, desempenhará papéis cruciais como reitor da casa e diretor espiritual, respectivamente.

A missa de abertura presidida pelo Pe. Cristiano Rodrigues, vice-provincial da Província São Paulo Apóstolo, foi celebrada com as orações da memória litúrgica de São Vicente Pallotti, proporcionando um ambiente espiritualmente significativo para a ocasião. Na homilia, o padre Artur Karbowy, Reitor Regional da Região Mãe da Misericórdia, recordou aos jovens noviços a importância de se sentirem em casa na formação, transformando-a em um lugar para estar com Jesus. Além disso, mencionou a alegria do dia devido à recordação da canonização de São Vicente Pallotti, o último santo romano canonizado, enfatizando a inspiração divina que essa data proporciona.

Ao final da celebração, foi realizado o rito de ingresso ao noviciado, marcando oficialmente o início dessa etapa significativa na jornada religiosa dos noviços. Neste ano os noviços vêm das seguintes entidades palotinas: 4 da São Paulo Apóstolo, 1 da Região Mãe da Misericórdia, 3 da Província Cristo Rei (2 da Colômbia e um  da Venezuela). A abertura do Noviciado permanece como um marco na busca espiritual desses jovens, simbolizando o compromisso contínuo dos Palotinos com a formação religiosa e o serviço à comunidade.