A igreja de São Sebastião de Itaipu tem mais de 300 anos, e uma longa história.
Mas neste dia 2 de setembro, a comunidade se reuniu para celebrar a Santa Missa em ação de graças pelos 40 anos da presença dos padres Palotinos na Paróquia.
Uma história recente e muito importante, que transformou a igreja vista como “casa mal assombrada” na paróquia viva, que temos hoje.
A santa missa celebrada por padre João Sopicki, o primeiro pároco palotino, contou também com a presença do atual pároco padre Tadeu, o Vigário Padre Ceslaw e o Superior da Região Padre Artur Karbowy.




Durante a homilia padre João contou que em 27 de agosto de 1983, num sábado, as 19h00 ele celebrou a primeira missa na paróquia de São Sebastião. Não tinha nem meia dúzia de pessoas, muito diferente dos dias de hoje. E estar ali depois de 40 anos, celebrando novamente, agradecendo a Deus, é muito emocionante.
Muitas histórias podem ser contadas durante todos esses anos. O quanto nossa paróquia foi abençoada por ter recebido a graça de ter os missionários Palotinos poloneses. Eram apenas 3 igrejas, e hoje temos 3 paróquias grandes e ativas, graças a esse trabalho incansável.
Foi uma celebração simples, porém muito reflexiva, mostrando a importância de valorizarmos o nosso passado, a nossa história, para que continuemos colhendo os frutos e plantando novos, para o futuro.
Padre João começou um trabalho que foi se aprimorando, com cada novo padre que passou pela paróquia até os dias de hoje.
Ao final da Santa Missa, padre Tadeu fez os agradecimentos, e mais uma vez falou da importância de lembrar e comemorar essa data tão importante para a paróquia.
Após a celebração eucarística, a comunidade confraternizou com um lanche e ainda pode ver vários álbuns de fotos trazidos pelo padre João.
Louvamos a Deus por todos esses anos de graças que nossa paróquia teve com a presença dos Palotinos, em especial os poloneses, que deixaram sua amada Polonia, para trazer o amor de Deus para nós, a ponto que hoje temos padres Brasileiros! “A comunidade cresceu e deu frutos!”
E que nós continuemos a obra de evangelização, neste carisma tão bonito, que sejamos servidores incansáveis, e que a caridade de Cristo continue nos impulsionando.
Muito obrigado queridos padres por toda dedicação, empenho e amor! Que Deus os abençoe e os recompense! Bardzo dziękuję za wszystko!
Deus em tudo e sempre.
Camille Santos