No dia 15/08, terça-feira, celebrou-se na Paróquia de São Roque o nono e último dia da Novena em comemoração ao dia de São Roque. O Terço da Misericórdia foi conduzido pela Pastoral da Criança, seguido pela Santa Missa, que foi presidida pelo Padre Artur Karbowy, SAC – Reitor Regional.




A primeira leitura do livro de Deuteronômio retrata uma ocasião na qual Moisés se dirige ao povo de Israel e ordena que esta comunidade seja forte e valente para ir e ocupar as terras que o Senhor lhes havia prometido. Moisés ainda ordenou diretamente a Josué que fosse forte e corajoso, e que não se acovardasse, pois, o Senhor estaria com ele e não o abandonaria. Esta passagem nos propõe uma reflexão acerca das promessas do Senhor, e, sobretudo, da confiança que colocamos nelas. Como cristãos, sabemos que, quando Jesus está no barco, estamos seguros e protegidos. O Evangelho conduzido pelo Padre Artur sobre o livro de São Mateus aborda um questionamento dos discípulos a Jesus sobre o Reino dos Céus. Jesus os orienta a serem como as crianças, puros e humildes. Jesus também lhes apresenta a metáfora da ovelha perdida, e como seu pastor fica mais feliz em lhe reencontrá-la que com as noventa e nove que não se perderam. A partir da reflexão desta passagem, percebe-se a preocupação e o cuidado do Pai para conosco, e por isso, o único meio para sermos ‘grandes’ aos olhos d’Ele é a incessante busca por termos um coração manso e modesto como o de seu Filho.
Após a Santa Missa, o nono dia da Novena também foi conduzido pela Pastoral da Criança, que se sucedeu na reflexão sobre a vida de São Roque e preces a este padroeiro, encerrando, assim, o último dia da Novena festiva à São Roque.