Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão

Neste terceiro domingo do mês de agosto celebramos a solenidade da assunção de Maria Santíssima e o domingo da vida consagrada. Para melhor celebramos esse dia, nos reunimos juntamente com toda a vida religiosa da arquidiocese do Rio de Janeiro. Promovido pelo vicariato para a vida consagrada, um encontro para todos os consagrados, de novas comunidades e antigas congregações.

Teve início com a Santa Missa presidida pelo nosso Cardeal arcebispo Orani João Tempesta, Ocist. Onde na homilia ele enfatizou a importância dos consagrados na vida da igreja, onde os votos religiosos são um sinal para toda a igreja, de que já vivemos hoje aquilo que será totalmente vivenciado no Céu, como também nos lembrando que devemos viver como Maria que tinha seus pés no chão para observar as dores do próximo, mas também tinha um coração voltado para o alto, na esperança para onde vamos após a caminhada derradeira dessa vida.

Durante o restante do dia tivemos momentos de palestras para falarmos da sinodalidade da igreja, momentos de partilha e convivência com nossos irmãos de outras comunidades.

Esses momentos são importantes para vermos como diz São Paulo: “Há diversidade de carismas, mas um só Espírito.” (Cf. 1Cor 12,4), a igreja é multipla e diversa, mas todos concorrem para o bem de todos e salvação das almas.