Na última semana (01 – 06), realizou-se em Lisboa a Jornada Mundial da Juventude. Tive a oportunidade de ser voluntária e vivenciar intensamente a semana que reúne tantos jovens católicos.
A JMJ é a concretização visível da caridade e da fé espalhadas por todo o mundo, mas que, em uma semana, concentra o mundo em um só lugar. Embora seja um evento majoritariamente para jovens, é possível ver pessoas de todas as idades manifestando sua fé com alegria. As palavras do Santo Padre nos encorajam a viver, num mundo atualmente tão marcado pela guerra e pelas disputas, de forma corajosa e com esperança. Na certeza do amor de Deus, devemos ter a ousadia de nos levantar sempre e elevar nosso próximo para construirmos um futuro de amor e paz.




No reforço da mensagem do Papa Francisco, que enfatiza que a Igreja é para todos e de todos, lembremos do nosso fundador Pallotti, que já nos dizia que, como parte do todo, sendo grandes ou pequenos, na nossa condição, podemos nos dedicar às obras do Apostolado Católico.
Que a vivência e o amor manifestados nestes dias pelas ruas de Lisboa nos incentivem a viver nossa fé sem medo e com a espontaneidade e alegria dos jovens.
“Deixo vocês com esta ideia: caminhar e, se caírem, levantar-se. Caminhar com uma meta. Treinar todos os dias na vida. Na vida, nada é gratuito. Tudo se paga. Só há uma coisa gratuita: o amor de Jesus. Portanto, com essa dádiva que temos, o amor de Jesus, e com o desejo de caminhar, caminhemos com esperança, olhemos para nossas raízes e sigamos em frente sem medo, sem medo. Não tenham medo!” – Papa Francisco
Andreia Lemos