Encontro dos Superiores Maiores da América Latina

Os Encontros Continentais dos Superiores Maiores e dos seus Delegados tem o objetivo de possibilitar a consulta recíproca dos Superiores Maiores sobre iniciativas comuns e a preparação de decisões que se referem à vida e à atividade da SAC no território da sua competência (ver Apêndice IV Lei SAC).

Entre os dias de 31 de julho a 4 de agosto de 2023, no Colégio Máximo Palotino em Santa Maria / RS, aconteceu o Encontro dos Superiores Maiores da América Latina com a participação do: Conselheiro Geral Pe. Daniel Rocchetti – RJ, os Reitores Provinciais: Pe. José Lino – SP, Pe. Gilberto Orsolin – SM, Pe. Liam McClarey – IR; Reitores Regionais: Pe. Rubén Fuhr – AR, Pe. Fernando Vannelli – UR, Pe. Artur Karbowy – RJ; Delegados Provinciais: Pe. Adam Kraszewski – WA / Colômbia, Pe. Lukasz Kluska – PN / Cuba, Pe. Sebastian Velasco – IR / Argentina.

Durante os dias de encontro tivemos a oportunidade de rezar junto, refletir, trocar as ideias. Pe. Daniel apresentou o Documento Final da XXII Assembleia Geral, que em breve será enviado para todos os membros da Sociedade. As apresentações de relatórios de cada entidade da América Latina ajudaram a conhecer o trabalho, alegrias e dificuldades dos palotinos em diversas partes do continente.

Foi eleita para Presidência dos Encontros da América Latina, que é composta pelo: Presidente: Pe. Artur Karbowy RJ, Vice-presidente: Pe. Ruben Fuhr AR, Secretário: Pe. Sebastian Velasco IR.AR.

Escutando a voz dos formadores que estavam reunidos na semana precedente na Argentina, conversamos sobre o Período Introdutório da América Latina. A leitura da carta do Reitor Geral Pe. Zenon Hanas iniciou a questão das políticas claras e definidas sobre a Tutela de Menores aprofundada pelo Pe. Jadir Zaro. Sobre as questões econômicas da Sociedade, apresentou o Ecônomo Geral Pe. Vanderlei Cargnin SM. Não poderia faltar a conversa sobre a realidade do União do Apostolado Católico, que foi apresentada pelo Pe. Gilberto Orsolin SM, membro do Conselho de Coordenação Geral da UAC.

Agradecemos ao Pe. Gilberto e a Província de Santa Maria pelo acolhimento, ao Reitor do Colégio Máximo Palotino Pe. Jurandir Goulart Soares e todos os coirmãos pelo acolhimento, graças ao qual todos sentimo-nos em casa.