Experiência missionária

Nesta quinta dia 6 de julho, o reitor do Seminário Maior Palotino, Pe. José Rodrigues SAC, juntamente com outros dois seminaristas: Igor e Fabrício, foram para Manaus-AM para uma pratica pastoral missionária.

Já em Manaus fomos recebidos pelo nosso coirmão padre Rafael Moura SAC, que prontamente nos recebeu em sua comunidade paroquial, na manhã do dia 8 (sábado) o padre Stanislaw SAC foi se encontrar conosco em Manaus, no sábado nos dirigimos para Novo Airão e lá desenvolvemos os trabalhos com os benfeitores e com os vocacionados, e visitamos todas as comunidades do território paroquial na cidade.

Na segunda (10/07) fomos nas comunidades ribeirinhas, em nosso barco (Santa Maria), tendo como guia nosso coirmão e um grande entusiasta da missão padre Marcelo Néspoli. As comunidades assistidas nesta viagem foram: a de Apuau e a comunidade de Santa Isabel, nesta última comunidade o Padre Marcelo Néspoli SAC, juntamente com o Padre José Rodrigues SAC realizaram o batizado de 9 crianças da comunidade de Santa Isabel e das aldeias próximas, o tempo dispensado para dar assistência a essas duas comunidades foram de 3 dias de barco no dia seguinte retornamos para a cidade de Novo Airão com a chegada no fim do dia na quarta feira (13/07) da mesma semana. Na manhã do dia 14, retornamos para Manaus onde lá realizamos os trabalhos com os benfeitores e os vocacionados na paroquia Nossa Senhora da Glória, lá tivemos oportunidade de conhecer os benfeitores e realizar um momento de partilha.

Descrevemos nossa experiência da seguinte forma: foram momentos especiais na minha vida vocacional, que fortaleceram o meu sim ao chamado de Deus. Me senti muito bem acolhido, pelos padres que lá trabalham, Pe. Rafael Moura SAC, Pe. Stanislaw SAC e Pe. Marcelo Néspoli. A experiência na Amazônia, especialmente nas comunidades ribeirinhas que pertencem a Paróquia de Santo Ângelo em Novo Airão/AM foi singular, ao visitar as comunidades, percebi que de fato nossa fé católica é riquíssima, e nem sempre é tão valorizada por nós.

Mas a presença de Deus chega em todos os cantos do mundo, e também naquele povo em meio ao Rio Negro. Outro ponto muito especial, que me cativou, foi o povo da paróquia Santo Angelo, muito acolhedor, e devoto do nosso Fundador, São Vicente Pallotti. De fato, estar no “Coração da Amazônia” me aproximou mais do Coração de Jesus e de seu forte chamado em minha vida.

Conhecer uma de nossas áreas de atuação missionária foi vivificante e deu um novo gás a minha vocação, lá pude perceber o quão misericordioso é o nosso Deus que chama os fracos para confundir os fortes e assim a graça de Deus age naquele povo por meio de nós. Ver a realidade e experimentar sua fé em Deus, me convida a olhar para dentro de mim e ver o quão maravilhoso é o agir de Deus em nossas vidas.

A convivência com nossos coirmãos foram as melhores possíveis, fomos bem acolhidos por todos os padres e suas comunidades paroquias, nos sentimos verdadeiramente em casa. A comunidade paroquial da Glória é um povo muito acolhedor, que faz questão de lembra e rezar por todos os nossos coirmãos que lá estiveram, cada um segundo seu carisma pessoal, e deixaram uma marca positiva na vida desta comunidade paroquial.  

Em síntese conhecer uma de nossas áreas de missão e sempre um desejo de nos seminaristas, fazer a experiência missionária contribui para o desenvolvimento do Carisma Palotino (missionário) e a certeza do convite que o Senhor nosso Deus nos faz por meio de nosso carisma que é reavivar a fé e reacender a caridade.