Há cinquenta anos, em 25 de março de 1973, três missionários palotinos partiram da Polônia para o Brasil. No dia 5 de abril Pe. Czeslaw Zając, Pe. Jan Jedraszek e Pe. Tadeusz Korbecki chegaram ao Rio de Janeiro. Alguns meses depois, eles assumiram duas paróquias onde os palotinos italianos haviam trabalhado anteriormente. Estes são os primórdios do trabalho missionário dos Palotinos poloneses no Rio de Janeiro. A chegada de missionários e vocações locais posteriores, fez com que o Governo Geral dos Palotinos, olhando para a dinâmica de trabalho e desenvolvimento, estabeleceu a Região da Mãe da Misericórdia com sede no Rio de Janeiro. No dia 21 de abril de 2023, comemorando o aniversário de São Vicente Pallotti, na paróquia de Santa Isabel Rainha de Portugal no Rio de Janeiro, decorreram as celebrações do jubileu de ouro da chegada dos primeiros missionários.




As celebrações foram abertas pelo Superior Maior da Região, Pe. Artur Karbowy, que relembrou o contexto histórico da chegada dos Palotinos poloneses e as conquistas mais importantes dos últimos 50 anos. Os primeiros anos de trabalho foram lembrados pelos missionários mais antigos: Pe. Czeslaw Zając e Pe. Jan Sopicki. O Superior Geral da Sociedade do Apostolado Católico, Pe. Zenon Hanas falou: Hoje, curvamos nossas cabeças com grande respeito aos esforços de nossos antecessores palotinos que, com muito trabalho, construíram as bases para o desenvolvimento das obras palotinas. Todos eles tinham uma coisa em comum: reconheceram o espírito missionário neles, viveram o espírito do apostolado!




Entre os convidados estavam os Superiores Maiores das Províncias Palotinas do Brasil e da Polônia. O ponto central da celebração foi a solene celebração Eucarística presidida pelo bispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, durante o qual, Elson Carvalho foi ordenado diácono. Por ocasião do jubileu de ouro, por decisão da Penitenciária Apostólica, os participantes da celebração poderiam obter a indulgência plenária mediante o cumprimento das condições habituais.