Neste último final semana (06, 07, 08, 09/04), celebramos o ponto alto do ano litúrgico, o Tríduo Pascal, a Páscoa do Senhor! E segundo a tradição, todos nós, seminaristas Palotinos da Região Mãe da Misericórdia, somos enviados para paróquias palotinas, a fim de viver junto ao povo essa grande solenidade. Deste modo partilhamos aqui um pouquinho da nossa vivência em cada uma dessas paróquias, que você leitor conferirá logo em seguida:
Paróquia Imaculada Conceição – Cachoeiras de Macacu
O Tríduo Pascal é sempre, para nós, uma oportunidade de renovar a esperança e alimentar a certeza que o Cristo ressuscitado caminha ao nosso lado.



Em Cachoeiras de Macacu, paróquia Imaculada Conceição, vivemos a quinta feira santa, onde os fiéis tiveram a oportunidade de também lavar os pés dos outros como sinal de gratidão e perdão. Na sexta feira, celebramos a paixão, vivenciamos a via sacra, onde o povo pôde acompanhar Jesus na sua dor e depois tivemos a celebração. No Sábado solenemente celebramos a Vigília Pascal, com a animação de toda paróquia, cantamos o Glória e ao final tivemos um momento de louvor em honra ao Ressuscitado.
João Leite SAC
Santuário da Divina Misericórdia – Capela Aparecida, Chacrinha
Passar o Tríduo Pascal junto à comunidade da capela N. Sra. Aparecida na Chacrinha foi uma experiência revigorante. É uma capela simples, de poucas pessoas, mas de corações ardentes e sedentos por Deus!


Como disse é uma comunidade de poucas pessoas e enquanto observava isso, a princípio me veio um sentimento de tristeza por ver tão poucas pessoas participando do momento mais importante da nossa fé, mas nesse mesmo momento senti um consolo de Deus ao me trazer no coração as palavras do evangelho de São Lucas: “não temais pequeno rebanho, pois foi do agrado de Deus lhe reserva o reino dos céus”, vi-nos como aquele pequeno número de pessoas que talvez estivesse naquele tempo pedindo a multidão que libertasse Jesus.
Weslley Sobrinho SAC
Paróquia Nossa senhora de Fátima – Pendotiba, Niterói
Durante o Tríduo Pascal de 2023, participei com o Pe. Bruno Bauer SAC na Capela Nossa Senhora Aparecida pertencente a Paroquia Nossa Senhora de Fatima – Pendotiba.


Ao longo dos três dias pude viver a experiência da paixão, morte e ressurreição de Jesus juntamente com todo o povo desta capela. Auxiliando na liturgia senti o quanto Deus se faz presente através do próximo. Graças à união de diversas pessoas, celebramos um belo tríduo.
Por fim, pela unidade entre os diversos membros que trabalharam nesta celebração, fizemos uma experiência do Amor de Deus.
Keven Quintanilha SAC
Paróquia São Benedito e Santuário da Divina Misericórdia – Itaperuna RJ
Ter a oportunidade de vivenciar a semana santa na paróquia São Benedito e santuário da Divina misericórdia foi uma experiência maravilhosa. A piedade do povo de Deus e ver uma igreja cheia 1 hora antes de uma celebração do santo sacrifício foi muito edificante.



O momento que mais me marcou foi a descida do Senhor da cruz e a procissão do Cristo morto até a paróquia São José do Avaí, foi um momento único e surreal ver a religiosidade desse povo.
Marcos José SAC
Santa Isabel – Bento Ribeiro
Vivenciamos o Tríduo Pascal em nossa comunidade num profundo espírito de união, aonde cada um se empenhou para que as celebrações tivessem toda a dignidade e tudo acontecesse da melhor forma possível, a união foi tal, que ao final da Vigília Pascal, o nosso pároco exaltou a dedicação da comunidade e agradeceu por tamanho zelo colocado em cada função.
Na quinta feira da Ceia do Senhor, ficou explícita para a comunidade a idéia de uma Igreja que serve e acolhe, já que o Cristo fez o mesmo. Após a celebração tivemos o ofício de trevas e os jovens seguiram em vigília, acompanhando o Cristo em suas dores.
Na sexta da Paixão tivemos uma Via Sacra muito bem encenada pelos jovens de nossa comunidade e o padre fez com que nossos olhos se voltassem para o ladrão arrependido, que de última hora fez o pedido do céu, o pedido do paraíso ao Cristo.



No sábado os coroinhas e cerimoniários se reuniram para limpar todo o espaço de culto e os objetos litúrgicos, ressaltando ainda mais o zelo da comunidade pela celebração, e encerrando nosso Tríduo com a Vigília Pascal a equipe litúrgica fez com que todos entrassem de coração aberto nos mistérios Pascais com as leituras e salmos que foram muito bem entoados.
Nessa celebração foi destacado o cuidado com a liturgia, um olhar voltado com carinho para esse mistério, de um Cristo que se fez homem para nos salvar e por isso vivemos livres.
Postulante Guilherme
Paróquia São Sebastião – Itaipu, Niterói
O Tríduo Pascal na paróquia de São Sebastião de Itaipu-Niterói, foi celebrado com toda a piedade e devoção pelo povo de Deus. Em dois Tríduos, um na Capela da Fonte e outro na igreja Matriz, tivemos a oportunidade de contemplar o centro de toda a vida do enviado do Eterno Pai, pela salvação da humanidade.



A liturgia desta forma, nos fez adentrar plenamente neste mistério redentor. E nos permitiu renovar a fé e nos tornar sensíveis ao próximo.
Percorridos estes dias com todas as práticas de piedade, no Sábado Santo, ao celebramos a Ressurreição do Senhor, soltamos o grito do Aleluia, que os quarenta dias da Quaresma esteve preso na garganta.
Michael Douglas SAC