Semana Santa – Santa Isabel

Quinta-feira da Ceia do Senhor

Neste dia damos início ao tríduo Pascal com a santa missa que nos remete a instituição da eucarística, ontem temos também uns grandes ensinamentos sobre subserviência e humildade. Logo após damos início a vigília (de responsabilidade do grupo jovem) nos pondo em adoração, jejum e silêncio durante toda a noite.

Sexta-feira da Paixão

Desde as primeiras horas do dia nos revezamos pastoral à pastoral para permanecemos em adoração até às 14 horas onde damos início a nossa via sacra viva (também encenada pela juventude da paróquia) onde tentamos passar um por cento do que Jesus passou em seguida temos a celebração da morte de Cristo um momento de muita reflexão e emoção, ao beijamos a cruz de Cristo vemos que o preso pelos nossos pecados foi alto. Temos também a procissão de Cristo Morto pelas ruas do bairro.

Sábado de Aleluia

No Sábado santo durante o dia somos levados a continuar em jejum oração e silêncio. A noite somos tomados por um sentido de festa que antecede o Domingo de Páscoa e possui uma das celebrações mais importantes do calendário cristão. A missa nesta data, dura em torno de 3/ 4 horas, onde se é feito o anúncio da ressurreição de nosso Senhor. Inclusive, esta data também é conhecida como “Sábado de Aleluia”, pois nas missas realizadas na quaresma, não se pronuncia esta palavra, mas no final desta missa, se volta a utilizá-la.

No início, todos se reúnem na escuridão, faz-se uma fogueira, para que o padre possa abençoar o fogo que acende o círio pascal (vela grande que simboliza a luz de Cristo), onde os cristões acendem suas velas individuais e seguem para a igreja. É uma liturgia rica nos sinais, gestos e símbolos, e todas as imagens que estavam cobertas, voltam a ser exibidas, realizam-se também a renovação dos votos do batismo.

Nossa paróquia, graças a Deus, estava linda, lotada, completamente iluminada com as velas de nossos fiéis e cheia de seres dotados de fé. Parafraseando o nosso querido padre, ouso dizer que esta seja a melhor paróquia do mundo. Agradecemos a todos que fizeram com que esta semana santa fosse tão incrível, linda e emocionante. Esperamos profundamente que tenhamos conseguido tocar no coração de cada um que vivenciou esta experiência inexplicável conosco. Que realmente seja um tempo de mudança e proximidade com Jesus Cristo.

Uma ótima Páscoa a todos, e que não nos esqueçamos do seu real

significado.