“A procissão do Encontro recorda o momento do encontro de Nosso Senhor dos Passos rumo ao calvário com a sua Mãe, Nossa Senhora das Dores. Normalmente, os homens saem de um ponto da cidade com a imagem de Nosso Senhor dos Passos e as mulheres saem de outro ponto com a imagem de Nossa Senhora das Dores. À medida que caminham, as duas imagens se encontram em frente à paróquia ou em algum espaço maior. Ao se encontrarem o sacerdote profere o sermão da noite, chamado de Sermão do Encontro.” Dom Orani João Tempesta — Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro.




E assim ocorreu na paróquia de Santa Isabel, em Bento Ribeiro. Nossa comunidade, situada no Vicariato Suburbano da Arquidiocese do Rio, conserva esta belíssima tradição da Procissão do Encontro. Na noite e ontem — dia 05 de abril — os homens capitaneados pelos homens do terço e o grupo das mulheres guiadas pelas mulheres do terço, se reuniram em pontos diversos de nosso bairro. Portando em lugar de estaque as belas e singelas imagens do Senhor os Passos e de Nossa Senhora das dores, saíram ao encontro. Encontro este que recorda a nós o encontro de humanidade com seu Senhor e Salvador.
A porta da Igreja os esperava o seu pároco, que adentrou junto deles ao templo ao canto tão conhecido da Via-sacra que nos recorda o encontro da mãe dolorosa e seu Filho, o servo sofredor: De Maria lacrimosa / No encontro lastimosa /Vê a imensa compaixão. Ao chegar ao púlpito, o sacerdote foi surpreendido pelo gesto singelo de uma criança, que saiu de seu banco e correndo na direção da imagem do Senhor dos passos, acariciou o Senhor. De modo, que ali ficou expresso o verdadeiro sentido da procissão do encontro, dar consolação ao Senhor que, sofrendo por nós, carregou a cruz.