Oitavário da Epifania 2023 – Oitavo dia

Encerramos hoje mais um Oitavário da Epifania. Na Santa Missa celebrada pelo Padre Marcos Karny SAC, pároco da Paróquia de São Roque que acolheu as celebrações do Oitavário da Epifania deste ano e também com a presença do Diácono Cézar Bahia que nos acompanhou ao longo da semana.

Em sua homilia, o Diácono Cézar relembrou um pouco de tudo o que vivemos durante essa semana: “As pessoas que tiveram o privilégio de participar do Oitavário perceberam o quão grande, quão importante é a Epifania. Começamos o primeiro dia com Dom Orani, que fez a abertura, juntamente com o segundo dia da trezena de São Sebastião. No segundo dia Padre Jurandir celebrou a Festa do Batismo do Senhor. No Terceiro dia, com Padre Francisco que celebrou em italiano, refletimos sobre as três reações, duas negativas e uma positiva que podemos ver e aprender no nascimento de Jesus. No Quarto dia, Padre Artur, celebrando em Polonês, fez uma catequese sobre o Oitavário a partir de Pallotti, para que pudéssemos realmente entender porque se celebra o Oitavário, mostrar a universalidade da Igreja. Quinto dia, Dom Abade Felipe refletiu sobre cinco mistérios que nos move, mistério da vida, da morte, do sofrimento, do encontro e do tempo. No sexto dia Pe. Thomas, no rito siro-malabar, nos trouxe a mensagem de que para os cristãos cada dia é Natal, Deus nasce a cada dia no nosso coração. E no sétimo dia, com Padre Vitor, celebrando o rito greco-melquita, vimos o samaritano, leproso, que foi curado duas vezes e abriu as portas para que todos pudessem participar da salvação.”

Quem pode acompanhar esses dias do Oitavário, testemunhou uma semana de bençãos e de ricas celebrações, onde pudemos conhecer as diferentes línguas e culturas que existem dentro de nossa Igreja e celebrar a união.

Como o Diácono Cézar Bahia também recordou, todas as celebrações do Oitavário podem ser assistidas no Youtube da paróquia: https://www.youtube.com/@IgrejaSaoRoqueVilaValqueireRJ/streams

“Foi um momento muito espiritual de Crescimento na fé, poder conhecermos a diversidade, a universalidade da nossa Igreja através dos Ritos e Línguas. Hoje encerramos este mistério no nascimento de Jesus no meio dos homens, que pode ser celebrado todos os dias. Que Deus nasça para nós todo santo dia.” – Padre Marcos Karny SAC.