Oitavário da Epifania 2023 – sexto dia

Celebramos hoje o sexto dia do Oitavário da Epifania e tivemos a alegria de receber o Padre Thomas Kizhakethayil, para celebrar a Santa Missa no Rito Oriental Siro-Malabar, um Rito Indiano de uma das Igrejas mas antigas da Índia, remonta a São Tomé e desde 2004 é uma das 23 Igrejas Orientais “Sui Juris”, que possuem tradições culturais, teológicas e litúrgicas diferentes, bem como estrutura e organização territorial própria, mas professam a mesma e única doutrina e fé católica, mantendo-se, portanto, em comunhão completa entre si e com a Santa Sé.

Não diferem, pois, em matéria de fé, dos demais ritos latinos, mas apenas no que diz respeito á tradição, usos e costumes.

Além de nos apresentar a riqueza de nossa Igreja e suas diferentes culturas, Padre Thomas nos deixou a mensagem de que para nós Cristãos cada dia é Natal. Assim como os três Reis Magos mostram uma sincera e profunda procura de Deus, todos devemos procurar a cada dia este pequeno infinito. Essa deve ser nossa procura cotidiana, a sincera procura de Deus.