Oitavário da Epifania 2023 – quinto dia

No quinto dia do Oitavário da Epifania recebemos Dom Abade Felipe OSB, do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, celebrando a Santa Missa em Latim, que nós deixou duas mensagens: Nos mantermos fiéis no tempo e cultivarmos a gratidão.

O tempo, um mistério profundo, que é marcado pelo nascimento de Cristo, Deus apresenta seu rosto no tempo, o tempo agora é novo nessa criança que nasce para ser luz. A história é marcada antes e depois de Cristo. E esse tempo fica ainda melhor com a ressurreição, agora a vida é atemporal, não só aqui neste mundo, como pensavam os antigos, o homem ganha acesso a eternidade. Cada dia para o cristão é um novo dia, pois ele é animado, invadido, ganha fecundidade na eucaristia. Jesus entra no tempo para dar sentindo a nossa vida, ao nosso caminhar. E a gratidão que nos faz reconhecer que tudo o que somos e temos recebemos de Deus.

Que o mistério do tempo, neste ano da graça seja bem vivido, que aproveitemos o tempo de cada dia e que Nossas Senhora, nossa mãe nos acompanhe e que reconheçamos, neste ano e em nossa vida que tudo o que temos e somos é graça de Deus.