Oitavário da Epifania 2023 – Quarto dia

Em seu quarto dia, as celebrações do Oitavário da Epifania, tiveram a presença do Padre Artur Karbowy SAC, Reitor Regional dos Palotinos da Região Mãe da Misericórdia, que celebrou a Santa Missa na língua Polonesa. Também esteve presente o Padre João Sopick SAC que entoou cantos poloneses com seu acordeão.

Durante a celebração, Padre Artur nos falou um pouco da história do Oitavário da Epifania que teve suas primeiras celebrações em Janeiro de 1836, na Igreja do Espírito Santo dei Napoletani na Via Giulia em Roma e também de seu significado especial para a família Palotina.

“Pallotti queria animar, sustentar, aumentar a fé e amor, para que as pessoas conhecessem e amassem mais a Deus. Pallotti viu na Estela dos Magos um convite a todos os homens a se tornarem mensageiros do Grande acontecimento: ‘Deus se fez um de nós, Deus nasceu em Belém e nos espera a todos!’ Pallotti queria que todos escutassem este chamado, se convertessem e fossem salvos.” Continuando, hoje, a grande obra de Pallotti queremos lembrar os Magos do Oriente, que “são apenas o começo de uma longa procissão de pessoas que em suas vidas têm procurado constantemente a estrela de Deus”.

E ainda nos fez recordar que em cada Missa testemunhamos o Sacrifício da Cruz, mas também da encarnação de Jesus, seu nascimento e toda sua vida. “A Santa Missa é Belém! Aqui Jesus nasce com as palavras do padre e este tão indefeso no altar como em uma manjedoura.”

Que possamos descobrir, como os Magos, que Deus se revela não só em suas obras, mas em seu Filho, que está conosco e “sua presença é o maior presente que podemos receber Dele.”