Novo Conselho da Região

O mandato trienal do novo Conselho Palotino da Região Mãe da Misericórdia no Rio de Janeiro, iniciou com a Santa Missa solene celebrada na Casa Mãe do Divino Amor em Guapimirim no dia 3 de janeiro de 2023. A Eucaristia foi presidida pelo recém-eleito Reitor Regional Pe. Artur Karbowy e concelebrada pelos coirmãos palotinos, entre eles os membros do Conselho da Região: Pe. Jurandir do Nascimento – Primeiro Conselheiro, Pe. Renato Dobek – Conselheiro e Pe. Lucas Kaczmarek – Ecônomo.

O celebrante agradeceu ao Pe. Estevão Lewandowski pelos últimos 6 anos do governo da Região e aos coirmãos pela confiança e eleição como superior, pedindo a oração e proteção da Mãe de Misericórdia, que há 50 anos patrocina o crescimento desta entidade da Sociedade do Apostolado Católico. Pe. Artur lembrou que em 5 de abril de 1973, os três primeiros missionários poloneses chegaram ao Rio de Janeiro. Ao longo dos 50 anos mais missionários se juntaram a esse grupo e o trabalho vocacional resultou na fundação de um seminário no Rio de Janeiro. O desenvolvimento da entidade e as vocações brasileiras fizeram com que o Conselho Geral criasse a Região da qual agora estamos fazendo parte. Após a homilia, Pe. Artur fez a profissão de fé e o juramento do superior.

Pe. Artur Karbowy SAC nasceu em 10 de março de 1971 na Polônia. Em 1993 fez a primeira consagração na Sociedade do Apostolado Católico e em 8 de maio de 1999 foi ordenado sacerdote. Depois trabalhou na Polônia por um ano e em 2000 partiu para o Brasil. Trabalhou em Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro e em Niterói. Em 2009, tornou-se pároco em Novo Airão (Arquidiocese de Manaus) no Amazonas. Nos anos 2012 – 2014 foi vigário na paróquia de Odivelas (Portugal). A partir de 1 de outubro de 2014 foi responsável pela Agência de Informação Palotina junto com Governo Geral em Roma. No final de 2019, voltou ao Brasil, onde, além do trabalho paroquial em Itaperuna, atuou como Vice Regional e Secretário da Região.