Encontro Anual – novembro 2022

Os membros de profissão perpétua da Região Mãe da Misericórdia encontraram-se na paróquia de Santa Isabel Rainha de Portugal no Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 16 de novembro. Esse encontro, além de ser uma ocasião de convivência fraterna faz parte da formação permanente dos membros. Tivemos a honra, pela primeira vez, de ter a presença do Conselheiro Geral da Sociedade, que é membro da nossa Região, Pe. Daniel Luz Rocchetti.

O encontro começou com o Terço da Misericórdia presidido pelo Pe. João Sopicki, em seguida o Superior Regional Pe. Estevão Lewandowski deu as boas-vindas. Tendo em vista a XXII Assembleia Geral SAC que terminou em outubro passado, aprofundamos o tema deste importante evento: Movidos pela Compaixão “Tentarei despertar em mim uma compaixão para com todos” (cfr. OOCC X, 20). Pe. Daniel contou a emoção de ser eleito Conselheiro Geral no ano no qual começamos a celebrar o jubileu de 50 anos da chegada dos primeiros padres palotinos da Polônia para o Rio de Janeiro e que deram o início da nossa Região.

Pe. Daniel conduziu uma reflexão como o lema da Assembleia: “Ele viu uma grande multidão e compadeceu-se dela” (Mc 6,34) que está ligado com a nossa realidade, tendo em conta a pandemia da Covid-19 e os seus efeitos em todos os aspectos da nossa vida e do nosso apostolado. Durante os trabalhos em grupo, olhamos para a nossa realidade através da pandemia, a União do Apostolado Católico (UAC), e nossa consagração e colaboração palotina.

Durante a Santa Missa, presidida pelo Pe. Marcelo Néspoli Magalhães, agradecemos a Deus por todas as graças recebidas durante os 25 anos de serviço à Região como sacerdote. No plenário Pe. Estevão e Pe. Daniel partilharam os mais importantes momentos da XXII Assembleia Geral e escutamos os relatórios dos Reitores das Comunidades Locais e Secretários para a Formação, o Apostolado e a Missão. Depois do relatório do Reitor do seminário e Diretor do Postulado, foram apresentados os trabalhos sobre o Estatuto para o Seminário Maior Palotino.

No dia da Padroeira da Região, Mãe da Misericórdia, iniciamos com a Santa Missa presidida pelo Reitor Regional, Pe. Estevão Lewandowski, com a presença dos seminaristas palotinos e alguns membros da UAC. Durante a homilia, Pe. Ceslau Zajac, que durante os 50 anos testemunhou o crescimento da nossa pequena comunidade, mostrou a importante da confiança dos trabalhos à Mãe da Misericórdia. O relatório do Superior e do Ecônomo completaram os trabalhos. Pe. Estevão entregou os decretos de transferências para alguns membros: Pe. Francisco Marques vai assumir a paróquia da Imaculada Conceição em Cachoeiras de Macacu, Pe. Paulo vai ser pároco na paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima em Itaperuna, Pe. Jacinto será vigário na paróquia de São Benedito e Santuário da Divina Misericórdia em Itaperuna. O Reitor do Seminário recebeu o decreto de confirmação dos pedidos de renovação da consagração dos seminaristas.

Agradecemos ao Pe. Tadeu e toda a equipe pela boa recepção de todos.