As palavras do hino: “São Benedito que é tão simples como nós…” várias vezes acompanham as orações na paróquia de São Benedito Negro e Santuário da Divina Misericórdia em Itaperuna. Durante o novenário em honra ao padroeiro da comunidade, foram repetidas inúmeras vezes. O novenário começou no dia 26 de setembro com a recitação do terço e Missa Solene presidida pelo Pe. Artur Karbowy SAC. Neste dia, são Benedito foi apresentado como exemplo da humildade, não procurar estar acima dos outros, mas servir ao próximo através do trabalho cotidiano.




Durante o segundo dia a paróquia recebeu o Padre João Carlos Gomes Barroso, dos Arautos do Evangelho, que estavam agradecendo os 20 anos do Apostolado do Oratório na paróquia. Alegria dos fiéis foi grande pois na Eucaristia participaram dois filhos desta comunidade: Pe. Josiel da Silva Azevedo SAC e o diácono Bruno Bauer Corrêa da Cruz SAC. No final da celebração homenageamos a Mãe de Deus através da coroação realizada pelos Arautos do Evangelho.




Na quarta-feira Pe. Renato Dobek SAC presidiu a Santa Missa colocando São Benedito como mestre em seguimento do Nosso Senhor Jesus Cristo. Exercendo as funções mais humildes, como faxineiro e depois cozinheiro, conhecido pela profunda vida espiritual foi procurado tanto pelos nobres como pelo povo simples em busca de conselhos e de orientação espiritual.




Na Festa dos Santos Arcanjos e o enceramento da quaresma de São Miguel foi presidida pelo Pe. Jacinto Wojcik SAC. Recebemos a vocação de servir para maior glória a Deus, confiamos na proteção de Miguel, levamos a Boa Nova anunciada por Gabriel tendo como companheiro Rafael, possamos com força e alegria testemunhar nossa fé.




Terminando o mês da Palavra de Deus na Hora da Misericórdia foi celebrada a Santa Missa com a presença dos doentes e idosos. Querendo conhecer a vontade de Deus em nossa vida devemos guiar nossos passos com ensinamento de Jesus que é o Caminho, a Verdade e a Vida.




Iniciando o mês dedicado as missões os adultos receberam pela primeira vez a Jesus presente na Eucaristia. Eles foram encorajados para repetir muitas vezes o pedido dos Apóstolos: Senhor “aumenta a nossa fé”, para poderem sempre, no dia a dia, testemunhar a Jesus.
No último dia do novenário, agradecendo a Deus por São Francisco, Pai espiritual de São Benedito, foi invocada a bênção sobre os animais, agradecemos a Deus que muitos deles participam de alguma maneira na nossa vida e reconhecemos a responsabilidade sobre a natureza.




No dia 5 de outubro, a comunidade paroquial depois de participar da Missa poderia juntar-se para tomar café da manhã. A noite a Eucaristia foi presidida pelo Pe. Lucas Kaczmarek SAC e concelebrada pelo Pe. Casimiro Pac SAC e padres que trabalham na paróquia. Pe. Lucas apresentou São Benedito como um exemplo de humildade e profunda confiança em Deus. Devemos pedir ao santo padroeiro, para que também possamos testemunhar a vida de oração e o mandamento do amor. Depois em procissão com alegria andamos pelas ruas da comunidade paroquial confiando na intercessão de São Benedito que é tão simples como nós.