O mês de agosto é um período de muita comemoração e alegria para a comunidade da Paróquia São Roque em Vila Valqueire – RJ pois neste mês é comemorado o dia do padroeiro e o aniversário de criação da paróquia. São Roque é o protetor contra as pestes; é o nobre vestido pobremente, é o rico despojado do conforto dos bens terrenos.




A festividade teve início com a Novena de São Roque que aconteceu de 7 a 15 de agosto, sempre ao final de cada missa. Logo no primeiro dia da Novena, dia 07/08, foram investidos 04 novos coroinhas. O coroinha desempenha uma função importantíssima no seu serviço ao altar, pois ao fazê-lo, não serve ao sacerdote, mas sim ao próprio Cristo. Os formadores do grupo foram os seminaristas da SAC e membros da UAC.
Dia 10, quarto dia da novena, comemoramos o Dia de São Lourenço, padroeiro dos Diáconos onde rezemos por todos os Diáconos e em especial pelo Diácono Luiz Cezar Bahia que está provisionado na paróquia e desejando a todos os Diáconos um Ministério repleto de prosperidade. No dia 14, oitavo dia da novena e também dia dos pais, a comunidade recebeu Dom Célio da Silveira Calixto Filho, bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, que presidiu a Santa Missa das 08:30h.




A comemoração tem sequência, no dia 16, dia do padroeiro com Santas Missas em vários horários para receber os devotos. A benção dos animais aconteceu as 10h e 15h, sempre em um clima muita alegria. Após a missa das 19h, Padre Marcos Karny, o Diácono Cezar Bahia e a comunidade em grande número, percorreram às ruas do bairro em procissão. No dia 17 de agosto, houve missa em ação de graças pelos três anos da dedicação da Igreja e consagração do Altar, onde estão depositadas as relíquias da Beata Elisabetta Sanna.




A festa continuou no dia 20 de agosto com missa às 17h e, logo em seguida, começaram os festejos com as tradicionais barracas e muita animação. Na manhã de domingo, 21 de agosto dia no qual a Igreja no Brasil celebra a solenidade da Assunção de Nossa Senhora, houve missas às 7h, 8h30 e 10h, e a partir das 12h, foi servido o tradicional almoço. A carreata com teve início às 16h, encerrando com a missa das 17h. Em seguida, deu continuidade a animada festa, encerrando às comemorações pelo padroeiro.