X Congresso Arquidiocesano Da Divina Misericórdia

No último sábado, dia 18 de Junho de 2022, foi realizado no Santuário Da Divina Misericórdia, em Vila Valqueire, o X congresso arquidiocesano da Divina Misericórdia. No qual, apresentou como tema a importância da missão na Santa igreja, segundo Santa Faustina: “Pra que viestes Faustina?” “Ó meu Deus, estou consciente da minha missão na Santa Igreja”

Diário de Santa Faustina, 482

Com isso, a equipe do Santuário juntamente com o diretor espiritual do encontro, Pe João Sopicki, SAC fizeram a participação deste mesmo encontro de forma híbrida. Tendo em vista um dia de espiritualidade e formação.

O X Congresso Arquidiocesano Da Divina Misericórdia teve seu início as 07:30 da manhã, com a abertura do diretor espiritual, Pe João Sopicki, no qual falou da importância da Divina Misericórdia na Santa Igreja e a sua relação com a missão, pela experiência de Santa Faustina. Em seguida foi celebrada a Santa Missa solene, presida por Dom Tiago Blaszczyk, bispo auxiliar da Arquidiocese Do Rio de Janeiro.

Em continuidade, iniciaram-se as formações. Onde Pe Daniel Rocchetti, SAC, doutor em missiologia e assessor da comissão episcopal pastoral para a ação missionária da CNBB. No qual falou sobre a missão da igreja que é testemunhar e viver a misericórdia. Em seguida, deram continuação, neste dia de aprofundamento sobre a misericórdia e os ensinamentos de Santa Faustina. O Pe Ulisses José, diretor espiritual do movimento Divina Misericórdia da arquidiocese de Belém. Falou ainda a Irmã Maria Solange, ISMM, congregação das irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia, aonde apontou sobre o tema proposto do congresso e os aspectos de missão nos dias de hoje, pela misericórdia.

Em continuidade, o Pe. Diego Bettoni, mestre em teologia moral e fundador do movimento um só coração – Caxias do Sul – RS. Encerrando as formações, o Ir. Ricardo Lavra, fundador da comunidade servos da misericórdia, apontou sobre a consciência da missão, sendo dever de todo cristão.

Após cada formação, tiveram os testemunhos, Alter Luiz, Maria Emília, Dona Rosinha ou dos próprios palestrantes. Também contou com a entrevista da Daniela Miranda, da canção nova e após um belo teatro preparado pelo grupo de paroquianos do Santuário.

Por fim, Dom Orani João tempestade, cardeal da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, deixou uma palavra de motivação e sua benção para os participantes do congresso.

Desta forma, o X congresso arquidiocesano Da Divina Misericórdia, infundido pelo carisma Palotino e seguindo a espiritualidade de Santa Faustina deixou-nos a importância da missão na igreja através da Divina Misericórdia, pela qual temos então a graça de ser e vivenciar as ações missionárias.

Os participantes do congresso sentiram-se motivamos e entusiasmados a vivenciar o que foi falado e debatido nas formações. Com o desejo de sermos uma igreja em saída, assim como fala o Papa Francisco.

“Ó Jesus, desejo viver o momento presente, a missão de viver como se este dia fosse o último da minha vida, em doação totalmente a ti”. Santa Faustina Kowalska