“Desejo que o primeiro domingo depois da Páscoa seja a Festa da Misericórdia” (Diário 299) – disse Jesus à Irmã Faustina numa das aparições. A partir do ano 2000, quando São João Paulo II instituiu a Festa da Divina Misericórdia para toda a Igreja, esse dia é celebrado de modo muito especial. Também, na paróquia de São Benedito e Santuário da Divina Misericórdia em Itaperuna, celebramos a festa de modo especial. Em preparação, foi realizada na capela de Jesus Misericordioso a novena com o terço da misericórdia cantado e a Santa Missa.
No Domingo da Misericórdia iniciamos o dia com a Santa Missa as 6:00 da manhã. Neste dia tivemos também a alegria de receber os novos coroinhas para servir ao Altar do Senhor. Quatro meninos, depois de um tempo de preparação, receberam a veste de coroinha e pediram a Deus bençãos para poderem com fidelidade e empenho ajudar durante as celebrações.




As 15:00 horas, na Hora da Misericórdia, o pároco, Pe. Estevão Lewandowski, iniciou o terço da Misericórdia. Em seguida presidiu a Santa Missa na qual foram abençoados os quadros de Jesus Misericordioso que depois foram levados pelos fiéis para as casas. Pe. Estevão lembrou a história da Festa da Misericórdia que foi instituída a pedido de Jesus durante as aparições a Santa Irmã Faustina. Neste dia devemos abandonar-nos nos braços da Divina Misericórdia, que é um sinal para os últimos tempos (Diário 848). No Evangelho escutamos como Jesus instituiu o sacramento da reconciliação e perdão. Este é um dom extraordinário da Misericórdia de Deus, que nos foi dado por Cristo Ressuscitado. Olhando para o apóstolo Tomé, Jesus falou sobre a importância da fé daqueles que creram sem ter visto. E a fé precisa ser transmitida, testemunhada através das obras da Misericórdia, pela oração, palavra e ação. Crer sem ter visto, confiar sem limite esse é convite da Festa da Misericórdia.