Encontro de Formação da União do Apostolado Católico

“Todos,

formados, estudantes, operários,

grandes e pequenos,

ricos e pobres,

padres, leigos, religiosos e seculares,

comerciantes e empresários,

funcionários, artistas e artesãos,

comunidades e indivíduos,

cada qual no seu próprio estado,

na própria condição,

de acordo com os próprios dons,

podem dedicar-se às obras do Apostolado Católico

para reavivar a fé, reacender a caridade

e propagá-las em todo o mundo.”

 (Apelo de S. Vicente Pallotti ao povo)

No dia 21 de abril de 2022 a Comunidade Palotina da Região Mãe da Misericórdia se alegrou em realizar mais uma Encontro de Formação da União do Apostolado Católico.

O Encontro aconteceu em Guapimirim na Casa Cenáculo Mãe do Divino Amor (atual postulantado da região). O  evento teve como palestrante e dirigente o Pe. Francisco SAC. Estiveram presentes também alguns padres e diácono de nossas paróquias, fiéis de várias cidades (Rio de Janeiro, Niterói, Itaperuna, Cachoeiras de Macacu, Novo Airão etc) dentre os quais alguns membros da União do Apostolado Católico -UAC-, seminaristas, irmãs, noviços, juventude palotina entre outros.

Iniciou-se por volta das nove horas com um café partilhado entre todos. Em seguida, aconteceu a acolhida de todos na sala de palestra juntamente  com louvores e animação promovida pela juventude palotina, Pe. Marcelo SAC e Pe. João SAC.

Após a divertida acolhida, Pe. Francisco iniciou a formação sobre “A Sinodalidade e o Carisma Palotino a partir do Apelo ao Povo”. No entanto, antes de se referir precisamente à sinodalidade, ele fez uma breve revisão do que seria a União, como e porque foi feita destacando, então, o apelo ao povo feito por São Vicente Pallotti.

Após o almoço, por volta das 14 h, foi dito sobre a atual situação da UAC em nossa região, destacando os pontos positivos e negativos (luzes e sombras).

Por fim, o evento foi finalizado com a Santa Missa às 15 h presidida pelo dirigente na qual foi realizado o empenho de 4 novos membros na UAC: Isabella Leite, Sara Bastos, Andrea Lemos, Fanuel Couto. Além disso, também foi renovado o empenho dos demais membros da União.

Que esses novos membros juntamente com toda família palotina se recorde de que “todo aquele que, no próprio estado, de acordo com as próprias forças, confiando na divina graça, se empenhar quanto lhe seja possível na propagação da santa fé, poderá merecer o nome de apóstolo e tudo que fizer para tal fim será seu apostolado.” (OO CC III, 142)