Movidos pela compaixão – Fidelidade a Carisma

Cada ano, na primeira segunda-feira da Quaresma, os palotinos da Região Mãe da Misericórdia no Rio de Janeiro começam o retiro espiritual. Neste ano o retiro aconteceu de 07 a 10 de março na Casa de Retiros, Seminário da Floresta em Juiz de Fora. As reflexões em volta do tema: Movidos pela compaixão – Fidelidade a Carisma foram apresentados pelo Pe. Estêvão, Abadia Trapista Nossa Senhora do Novo Mundo, bem conhecido por todos nós, pois durante anos ele fez parte da nossa comunidade.

Os 20 membros da Região foram conduzidos pelo Pe. Estevão em uma viagem espiritual baseada na Sagrada Escritura e pensamentos de São Vicente Pallotti e São Bernardo. Momentos de orações, as conferências, das Eucaristias, adoração do Santíssimo Sacramento, Via Sacra, celebração penitencial lembraram a todos que Deus não quer que nos façamos algo por Ele, mas que deixamos que Ele realize a sua vontade em nós. O pregador mostrou o caminho apresentado pela Liturgia da Palavra do início da Quaresma: da apresentação de Jesus como homem tentado no deserto (1 Domingo) a glória apresentada na transfiguração (2 Domingo).

Através desses portais devemos com Jesus caminhar da humanidade para divindade, combatendo o pecado que sempre é uma decisão do homem. Somos movidos pela compaixão de Jesus, que olhando para a miséria humana, reage. Em relação com Deus somo fiéis a Ele quando imitamos a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo.