Dia do Beato Richard Henkes SAC

Na manhã desta segunda-feira, 21 de Fevereiro, celebramos o dia do Beato Palotino Richard Henkes.

O Pe. Richard nasceu em 26 de maio de 1900, em Ruppach, uma aldeia perto de Montabaur, na Alemanha. Em 1918, Richard foi recrutado para o serviço militar, em Darmstadt. No ano seguinte, concluiu seus estudos e entrou para a Comunidade dos Padres Palotinos, se tornando sacerdote em 1925.

Com isso, em seu trabalho apostólico como Palotino e também em suas atividades e sermões contra o nazismo e contra as condenações de assassinatos de inocentes, foi alvo das autoridades alemãs, sendo preso em 8 de abril de 1943, em 10 de julho do mesmo ano, foi deportado para o Campo de Concentração de Dachau, onde foi submetido a trabalhos forçados, em condições desumanas. Não obstante, permanecendo firme na sua fé, compartilhava sua comida com outros detentos, aos quais dava força e coragem.

No fim da guerra, eclodiu em Dachau a epidemia de tifo. Em 11 de fevereiro de 1945, Pe. Richard foi um dos voluntários alemães a assistir aos enfermos, apesar de saber do risco mortal que corria por causa da epidemia. De fato, após algumas semanas, ele também foi acometido pela doença. Após cinco dias, faleceu em 22 de fevereiro de 1945.

Através do exemplo de dedicação e trabalho incansável, de seu fundador, São Vicente Pallotti, o Beato Richard Henkes viveu desta maneira no campo de concentração em Dachau, se dedicando e atendendo as pessoas que mais precisam de auxílio espiritual e também de saúde.

Nesta espiritualidade, o reitor do Seminário Maior Palotino, em Vila Valqueire-RJ, Padre João Sopicki celebrou a Santa Missa juntamente com os seminaristas em honra ao Beato Palotino.

“Que o exemplo deste sacerdote Palotino que foi morto por ódio à fé, possa ser um um sustento em nosso caminho de santidade” (Papa Francisco).