Jubileu dos 20 anos da Região Mãe da Misericórdia

Na festa litúrgica de São Vicente Pallotti, no dia 22 de janeiro de 2002, durante a Eucaristia celebrada na Igreja de Santa Isabel Rainha de Portugal, no Rio de Janeiro, foi instituída a Região Palotina Mãe da Misericórdia. Para agradecer a Deus por vinte anos de desenvolvimento, na Hora da Misericórdia, os Palotinos se reuniram no Santuário da Divina Misericórdia, no Rio de Janeiro, para uma solene Missa presidida pelo Reitor Regional, Pe. Estevão Lewandowski, SAC. A celebração aconteceu na sexta-feira, 21 de janeiro de 2022, e contou com a presença dos Superiores maiores de duas províncias brasileiras: Pe. Clesio Facco SAC e Pe. José Lino Reinaldo Oliveira, SAC, padres e seminaristas da Região e representantes leigos da União do Apostolado Católico, além de muitos outros fiéis.

Depois o evento decorreu no centro paroquial. O Reitor Regional, Pe. Estevão, dando as boas-vindas aos participantes, enfatizou que devido à epidemia de Covid19, muitos convidados não puderam vir ao jubileu, e agradeceu pelos 20 anos de existência da Região. Em seguida, os participantes ouviram a palestra discurso do Pe. Clesio Facco, SAC, Reitor Provincial da Província de Nossa Senhora Conquistadora da Santa Maria, sobre Contribuições entre as jurisdições palotinas na América.

Em 22 de janeiro, dia do fundador da Sociedade do Apostolado Católico, São Vicente Pallotti, olhamos sobre o caminho percorrido, pois o 20º aniversário da criação da unidade administrativa é uma ocasião para refletir sobre os anos passados, agradecer a Deus por todas as bênçãos recebidas, refletir sobre a história durante a qual a Região Mãe da Misericórdia desenvolveu a identidade Palotina no estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Amazônia e em Portugal. Para relembrar o caminho de desenvolvimento a partir da década de 70 do século passado, quando os primeiros missionários palotinos vieram da Polônia para o Brasil, houve uma apresentação das fotos históricas. Em seguida, Pe. Artur apresentou o Catálogo da Região Mãe da Misericórdia. O Reitor Geral dos Palotinos, Pe. Jacob Nampudakam, SAC, escreveu que „O Catálogo abrange todos os aspectos da vida e das obras apostólicas dos membros, desde a chegada dos três primeiros missionários poloneses da Província Cristo Rei, em 1973. Não é apenas uma coleção de dados, mas a descrição da vida real dos membros, suas aspirações e lutas, sonhos e visões, para uma Região, fundada na fé em Deus e na caridade para com o povo de Deus. A confiança na misericórdia de Deus teve grande precedência nas obras apostólicas dos membros. Por isso, a Região se dedicou à Mãe da Misericórdia”.

O Bispo do Rio de Janeiro, Cardeal João Orani Tempesta, durante o discurso, falou sobre a missão dos religiosos na diocese. O ponto culminante das celebrações do jubileu foi a Santa Missa, durante qual o seminarista Bruno Bauer Correa da Cruz recebeu o sacramento da ordem em grau de diaconato. As vocações para seguir a Jesus com o carisma de São Vicente Pallotti são o fruto concreto do desenvolvimento da Região.