A Igreja Matriz da Paróquia de Odivelas vestiu-se de festa para a Missa das 18H30 do dia 3 de Janeiro de 2022, dia do Orago, o Santíssimo Nome de Jesus.
Às 18H00 começou a cerimónia com a reza do terço que os fiéis rezavam pela Juventude de Toda a Paróquia e respondiam em coro, cumprindo-se uma devoção tão querida do povo português.
Devido às restrições impostas pelas autoridades sanitárias e o bom senso, houve necessidade de conter as manifestações de fé dos paroquianos de modo a evitar a eclosão de um surto pandémico.
Com a nave da Igreja engalanada, fez-se uma entrada processional ao som de cânticos, com a Cruz Diocesana da Jornada Mundial da Juventude a encabeçar o cortejo que incluía os sacerdotes, Pe. Juliano e Pe. Gilmar, e os acólitos.
A homília proferida pelo Sr. Padre Gilmar privilegiou a importância que os hebreus atribuíam aos nomes, no caso específico ao nome de Cristo – “Yeshua” – o “Deus que salva”.
Durante a celebração houve lugar à investidura de três novos acólitos e à renovação dos votos dos já investidos, após o que todos realizaram uma pequena procissão com os concelebrantes no interior da Igreja, e foi rezada a Ladainha do Menino Jesus. Em clima de santa festa foram tiradas as fotografias da praxe para memória futura.
cf. Por Mario Alexandrino