Festa da padroeira

No segundo dia da VII Assembleia Regional, alegramo-nos com a festa de nossa padroeira Mãe da Misericórdia. Maria, nossa Mãe de Misericórdia, exerce a misericórdia continuamente com todos os seus filhos. Isso é o que Ela faz continuamente com cada um de nós, dá-se conta de nossas carências antes inclusive do que nós, e pede por nós, porém não só intercede como ainda se antecipa, busca soluções e sempre nos propõe: “Fazei tudo o que Ele vos disser!”.

Com essa confiança de filhos para a Mãe iniciamos o dia de formação guiado por Dom Anselmo Chagas de Paiva, OSB. Preparando-nos para a XXII Assembleia Geral com o tema: Movidos pela compaixão, diante da pandemia temos plena confiança em Deus aquém dirigimos nossas orações e com Ele realizamos a prática pastoral. Mergulhamos no salmo 133 refletindo sobre a vida fraterna comunitária. Na parte da tarde Dom Anselmo tocou no tema difícil de acusações de abuso sexual na igreja, e diante dessa realidade somos chamados a uma vida de perfeita continência no celibato.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entrou em vigor no ano passado, e afeta a Igreja em diversos aspectos, foi apresentada pelo Pe. Daniel para podermos aplicá-la em nossas rotinas administrativas.

Olhando para a realidade da União do Apostolado Católico em nossa Região escutamos a voz da Sra. Rita Carvalho, Presidenta do Conselho de Coordenação Local da UAC em Niterói, que falou sobre a experiência de cooperação entre UAC e SAC.

O dia terminou com a Santa Missa em honra de Nossa Senhora Mãe da Misericórdia na capela a Ela dedicada na paróquia de Santa Rita de Cássia, no bairro Bedim. A Eucaristia foi presidida pelo Pe. Jurandir. Durante a homilia Pe. Daniel encorajou a todos de aproximar-se para Mãe da Misericórdia e com Ela andar no caminho que leva ao Jesus.