No terceiro dia a VII Assembleia Regional olhamos para a realidade da Região Mãe da Misericórdia. Através do relatório do Reitor Regional, Pe. Estevão Lewandowski e do ecônomo da Região, Pe. Lucas Kaczmarek foi apresentada a situação atual da Região, dos seus membros, as principais as atividades apostólicas e realização da comunidade como também as perspectivas e os desafios do futuro.
Nossa comunidade está a serviço da missão evangelizadora da Igreja no Brasil, nos Estados do Rio de Janeiro e Amazonas e em Portugal. Através dos seus membros, em diferentes ambientes, culturas e lugares, tentamos levar a mensagem de Jesus Cristo, o Apóstolo do Pai Eterno. Esse serviço ultimamente foi muito reduzido pela pandemia do COVID19. Mesmo diante de todas essas dificuldades, devemos agradecer a Deus pela providência diária, por nos ter sustentado até aqui. Também, quero cumprimentar a cada um, pelo empenho e dedicação à sua comunidade paroquial, bem sei que todos, desenvolveram algum mecanismo para não deixar de atender seus paroquianos. Precisamos olhar com muita dedicação para a Animação Vocacional e a formação tanto dos novos membros como a formação permanente para que a nossa vida comunitária, assim como desejou São Vicente Pallotti seja um sinal de alegria e comunhão, marcada pelo serviço, pela simplicidade de coração e por um amor incondicional ao próximo. A nossa comunidade atualmente é composta por 29 padres, um professo perpétuo, 7 seminaristas e 5 noviços no total 42 membros que trabalham em 15 paróquias sendo 13 no Brasil e 2 em Portugal. Dediquemos as nossas vidas para crescer o espírito palotino nas atividades apostólicas a nós confiadas. Também queremos cada vez mais tomar a consciência de que nós, membros da SAC, somos parte integrante da UAC. Estes dois elementos essenciais da fundação, possibilitam uma profunda reestruturação da pastoral, que tem por característica central a missão.
Os seus relatórios apresentaram também os Secretários para Formação, Missão e Apostolado, o Reitor do Seminário Maior Palotino no Rio de Janeiro Pe. João Sopicki e Reitores das Comunidades Locais de Portugal, Amazonas, Niterói, Rio de Janeiro, Guapimirim e Itaperuna.
Agradecemos a Deus por todas as graças recebidas em nossas comunidades durante a Santa Missa celebrada na paróquia de São Benedito e santuário da Divina Misericórdia em Itaperuna, que foi presidida por Dom Anselmo Chagas de Paiva.