Na paróquia de São Benedito e santuário da Divina Misericórdia em Itaperuna, começou a VII Assembleia da Região Mãe da Misericórdia dos padres palotinos. De acordo com a lei da Sociedade do Apostolado Católico a Assembleia acontece uma vez a cada três anos e tem como tarefa verificar a condição atual da jurisdição, revisando a vida e a atividade apostólica como também desenvolvendo de um plano de ação eficaz para o futuro, em vista das tarefas e desafios enfrentados pelos Palotinos. O objetivo da Assembleia deste ano é também a escolha de um delegado para a XXII Assembleia Geral, que será realizada de 19 de setembro a 8 de outubro de 2022 em Konstancin, Polônia. O tema do encontro refere-se ao tema da Assembleia Geral e é: “Movidos pela compaixão – fidelidade ao carisma”.
A VII Assembleia da Região Mãe da Misericórdia foi aberta no dia 15 de novembro pelo Superior, Pe. Zbigniew Lewandowski e vai durar até 19 de novembro. Em sua mensagem para os membros da Assembleia o Reitor Geral dos palotinos, Pe. Jacob Nampudakam, escreveu: “A pandemia tem uma mensagem espiritual a nos dar. Precisamos colocar nossa fé no único Deus verdadeiro, criador de todo o universo e não devemos adorar ídolos feitos pelo homem. É um apelo a uma vida mais radical, baseada no Evangelho, seguindo as seis promessas que fizemos na Sociedade. Devemos sair de nós mesmos e nos doar com generosidade ao serviço do Evangelho e do povo necessitado de Deus“.
Durante a assembleia vai será realizada uma análise da situação da Igreja local no Brasil, em vista da pandemia de Covid19 e da ação evangelizadora, diante de muitas pessoas abaladas pela realidade que precisam de ajuda para encontrar um caminho para Jesus, que é compassivo e preocupado com a salvação de todos. Uma das formas de chegar a eles com o carisma de São Vicente Pallotti, é a União do Apostolado Católico. Além de relatórios dos responsáveis pelas comunidades e ação evangelizadora na Região, vamos também refletir sobre a consagração Palotina e a análise da cooperação intercultural e internacional.
A Assembleia conta com a presença de 24 palotinos, os que trabalham no estado do Rio de Janeiro Reitores das comunidades locais do Amazonas e Portugal. Os trabalhos acompanham o monge beneditino Dom Anselmo Chagas de Paiva, que apresentará o tema central da Assembleia. A Santa Missa em terceiro aniversário da dedicação da igreja e altar e da abertura da Assembleia foi presidida pelo bispo de Campos dos Goytacazes, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, que mencionou que a Assembleia é um processo sinodal, onde o essencial é ouvir-se mutuamente, compreender-se, apoiar-se solidariamente e cumprir juntos a missão de evangelizar a humanidade.
Pedimos as orações para que a Assembleia produza bons frutos.