Investidura dos coroinhas

Nesta terça feira, dia 12 de outubro, a paróquia Nossa Senhora da Glória em Manaus celebrou com grande jubilo o dia da Mãe de Deus, a virgem aparecida, e além disso, a celebração foi enriquecida com a investidura de nove novos coroinhas para paróquia. Durante alguns meses todos os sábados, estas crianças se reuniam com as coordenadoras Kerolayne Brandão e Lenna Medeiros e com o Seminarista Hugo Magno SAC, para receber a devida formação sobre o serviço litúrgico ao altar. Além de formações práticas os três formadores buscavam despertar nas crianças e adolescentes um grande amor pelo Sagrado.

O coroinha desempenha uma função importantíssima no seu serviço ao altar, pois ao fazê-lo, não serve ao sacerdote, mas sim ao próprio Cristo. São João Paulo II foi um grande incentivador deste serviço na Igreja, em sua carta aos sacerdotes dizia: “Cuidai especialmente dos coroinhas, que são como um viveiro de vocações sacerdotais e religiosas”.  E o Santo Padre o Papa Francisco em um encontro com coroinhas de diversos países responde a perguntas, esclarecendo como deve ser o serviço de cada criança e adolescente “Como coroinhas, na verdade, vocês fazem a experiência de Marta e Maria. É bom se, além de seus turnos de serviço litúrgico, vocês sabem por um lado comprometer-se na vida paroquial e por outro lado ficar em silêncio na presença do Senhor.

Aqui então, separamos o relato de um dos novos coroinhas sobre seu chamado ao serviço do altar:

“Primeiramente quando recebi o convite para ser coroinha confesso que fiquei surpreso, pois nunca me imaginei sendo coroinha. Resisti no começo, mas depois o Espírito Santo foi discernindo em minha mente e fui começando a ceder. Meu amor a Eucaristia só foi aumentando, meu amor a Cristo só foi ficando mais forte e durante uma missa no domingo à noite o Espírito Santo acendeu a chama do desejo de servir a Cristo em mim e nesse dia decidi aceitar o chamado de Deus, decidi renunciar diversas coisas e seguir verdadeiramente Cristo, e coloquei na minha mente que devo ser jovem, ser santo e ser missionário e vou doar minha vida com amor, lançarei minhas “redes” em todos os mares e “pescar” muitas almas pro senhor, evangelizar as pessoas e ser canal da graça pra elas.

Aceitei o meu chamado e esperei ansiosamente o início da formação para coroinhas, durante essa tempo de espera meu amor pela Eucaristia só aumentou, minha aliança com Deus só foi se fortificando. Tenho sede da graça de Deus cada dia mais. Meu tesouro, minha herança, meu supremo bem. Nem tribulações nem dor podem separar o que o amor selou… Quando iniciou-se a formação fiquei bem animado, aprendi muitas coisas sobre o ano litúrgico, sobre diversas outras coisas sobre a igreja católica e no dia 12 de outubro de 2021 chegou o momento tão esperado, minha investidura. Estava super ansioso para me tornar um consagrado ao Senhor, nesse dia eu ofertei a minha vida, minha família e tudo que tenho. E pedi que Ele nunca deixe essa chama que queima no meu coração se apagar, que esse desejo de estar perto de Cristo cada vez mais, nunca se acabe e que nele eu possa encontrar o alimento que não pereça. Nesse dia eu servi com muito amor e felicidade e hoje sou um coroinha. A sensação é de gratidão, e de alegria. Eu ouvi o chamado de Deus e aceitei. Hoje sou a pessoa mais feliz do mundo em Cristo!”