Quando termina o mês de setembro, em Itaperuna começam os preparativos para a festa muito especial para o povo, o dia de São Benedito. No domingo, 26 de setembro, começou a celebração da novena do santo que com exemplo da humildade e da pobreza conquistou muitos devotos. Na paróquia de São Benedito e Santuário da Divina Misericórdia a novena foi preparada pelo pároco Pe. Estevão Lewandowski SAC. O início do novenário foi presidido por Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, bispo de Campos, que com grande alegria administrou aos 29 jovens o Sacramento da Crisma. Dom Roberto lembrou sobre o compromisso de realizar a missão de evangelizar e levar a mensagem de Deus que é misericórdia a todos.
Nos dias seguintes a novena foi celebrada pelos padres palotinos e diocesanos que aprofundaram a vida e mensagem deixado por São Benedito. Benedito Manasseri nasceu em 1526, na pequena aldeia de São Fratelo, em Messina, na ilha da Sicília, Itália. Com 21 anos de idade ingressou entre os eremitas da Irmandade de São Francisco de Assis e tornou-se um religioso exemplar, primando pelo espírito de oração, pela humildade, pela obediência e pela alegria numa vida de extrema penitência. Exercia a função de simples cozinheiro, era apenas um irmão leigo e analfabeto, mas a sabedoria e o discernimento que demonstrava fizeram com que os superiores o nomeassem mestre de noviços e, mais tarde, foi eleito o superior do convento. Eram muitos príncipes, nobres, sacerdotes, teólogos e leigos, enfim, ricos e pobres, todos se dirigiam a ele em busca de conselhos e de orientação espiritual segura. Quando seu período na direção da comunidade terminou, voltou a reassumir, com alegria, a sua simples função de cozinheiro. Morreu, no dia 4 de abril de 1589, como um simples frade franciscano, em total desapego às coisas terrenas e à sua própria pessoa, apenas um irmão leigo gozando de grande fama de santidade, que o envolve até os nossos dias.
No dia 5 de outubro junto com a festa do padroeiro foi celebrado também 2º Aniversário de instituição do Santuário da Divina Misericórdia na igreja paróquia. Já as 5:30 pelas ruas da paróquia saiu a procissão com a imagem de São Benedito. A noite a missa festiva foi presidida pelo Pe. Tadeu Domanski SAC. Olhando para o exemplo de São Benedito e Santa Faustina, cuja memoria é celebrada no mesmo dia é importante lembrar que a vida dos santos através do serviço, humildade, oração está ligado ao mistério da Páscoa de Jesus. É pelo testemunho de amor e o desejo único de servir aos irmãos e seguir a Cristo mais de perto, nos alegramos da celebração de São Benedito.