Celebração de 15 anos de Ordenação Presbiteral do Padre Zeca – 29 de Julho de 2021
Celebração de 11 anos de Ordenação Presbiteral do Padre Juliano em 31 de Julho de 2021
A nossa paróquia de Odivelas esteve em festa esta semana. Na quinta-feira passada, dia 29 de Julho, demos os parabéns ao nosso pároco, o padre José António Zavorski, sac (padre Zeca), pelos seus 15 anos de ordenação sacerdotal, e no dia 31 de Julho, felicitámos também o padre Juliano Guilherme Silva, pelos seus 11 anos de ordenação.
Sabemos que cada sacerdote é um dom de Cristo à Sua Igreja para benefício de todos nós. Mas precisamos ter isto sempre presente, para agradecermos muito a Deus a Sua bondade, generosidade e Amor.
Sem sacerdotes não teríamos o Pão da Vida que nos alimenta e fortalece para o caminho terreno. Sem sacerdotes não teríamos quem nos dissesse em Nome de Cristo: ”Vai em paz, os teus pecados estão perdoados”. Muitos ou poucos que sejam os pecados, todos pecamos e por isso, TODOS nós precisamos do perdão de Deus que se faz representar no sacerdote validamente ordenado. É muita graça em cada um deles!
Por isso só nos resta celebrar e agradecer por cada um. Dar os parabéns a estes homens saídos do meio do povo, que disseram “SIM” a Deus, renunciando a tanta coisa para servirem os irmãos como ministros do próprio Deus.
Padre Zeca, concelebrou a Eucaristia dos seus 15 anos de presbítero, com os seus coirmãos padre Juliano e o padre Gilmar, tendo ainda a presença das autoridades civis (Presidente da Câmara, da Junta de Freguesia: os doutores Hugo Martins e Nuno Gaudêncio respectivamente, bem como outras individualidades que sem terem sido formalmente convidados, eles mesmos quiseram estar presentes na Celebração).
No final da Eucaristia os paroquianos fizeram-lhe a surpresa e ofertaram o documento da Bênção apostólica do Papa Francisco acompanhada de uma carinhosa e merecida mensagem que aqui apresentamos.
Também padre Juliano celebrou em Ação de Graças pelos seus 11 anos de ordenação sacerdotal no dia 31 e recebeu muito carinho da parte de toda a comunidade paroquial.
Não fora as restrições impostas pela pandemia e teríamos a Igreja sem espaços vagos! Mas as pessoas a partir de certa altura, já não podiam entrar, para se poder respeitar as devidas distâncias que as autoridades nos recomendam.
Pedimos a Deus pelos nossos sacerdotes. Pelo nosso pároco, o padre Zeca, pelo padre Juliano e também pelo padre Gilmar. Pedimos ainda por todos aqueles sacerdotes que passaram nesta cidade de Odivelas, e nos foram ajudando a crescer na fé. Que o Senhor os santifique e cubra de bênçãos especiais, para realizarem com fidelidade e perseverança a Missão que lhes foi confiada.
Isabel Maria dos Santos