Dia de São Pedro

A solenidade de São Pedro e São Paulo foi celebrada em Novo Airão com grande alegria e ênfase especial na figura de São Pedro visto a grande comunidade de pescadores presentes em nosso município. Por isso apesar de não termos na cidade uma capela dedicada ao Santos, a solenidade é celebrada com uma grande e bela procissão fluvial no Rio Negro.

A procissão teve início às 17 horas na Igreja matriz de Santo Ângelo partindo em direção ao local marcado para saída dos barcos. Lá a comunidade se dividiu entre duas grandes embarcações, uma delas tendo em sua proa o andor com a imagem do santo padroeiro, acompanharam a procissão outras diversas embarcações menores que seguindo em ritmo de oração festiva, homenageavam São Pedro. Durante toda a procissão o nosso pároco, o Padre Stanislau, passou abençoado as embarcações.

O cortejo fluvial durou aproximadamente 2 horas entre a saída e o retorno para o prosseguimento com a celebração da santa missa em honra dos Santos mártires. A Santa Missa foi presidida pelo pároco e coube ao Padre José Luiz a pregação neste dia solene. Todo trajeto foi acompanhado por expressivo número de fiéis e a celebração da santa missa se deu do mesmo modo, tendo sido respeitado os protocolos exigidos pelas autoridades civis e eclesiásticos neste tempo de pandemia.