No mês de maio os participantes da UAC foram convidados à fazer uma romaria, e desta forma cultivar uma devoção tão especial de São Vicente Pallotti, por meio de algumas orações como “Ave Maris Stella”, o Santo terço, ladainha e uma oração de Pallotti à Santíssima Virgem.
A proposta era realizar em um grupo pequeno de amigos, em família ou mesmo individualmente uma Romaria a um Santuários Marianos de Nossa Arquidiocese, e lá realizar um gesto de devoção a Virgem Mãe de Deus.
Alguns dos participantes descreveram a experiência:
“Fomos rezando o terço em uma pequena Romaria até chegar ao Santuário da Medalha Milagrosa, uma emoção tomou conta de nós logo na entrada e o silêncio deixou o coração falar com Nossa Mãe em particular e ao mesmo tempo unidos a Ela, era como estivéssemos conversando com intimidade , rindo gargalhando , cantando e maravilhados, mas somente com o coração em agradecimento por tantas graças recebidas. Durante nossa partilha voltando para casa eu entendi como esta Romaria em especial impactou nossas vidas: Maria Mãe Santíssima como toda mãe gosta de unir seu filhos envolvidos pelo seu amor e faze-los compreender que somos irmãos e a certeza de que tem um carinho especial por cada um de nós, conhecendo nossas fraquezas e nos ensinando o caminho para chegar a santidade, de acordo com os ensinamentos de seu Filho Jesus Cristo.” Escreveu Silvia Faragasso, que fez sua Romaria ao Santuário de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa no dia 29 de Maio, junto de seu Marido Sérgio e da amiga Renata Franco.
“A Romaria ao Santuário/Basílica de Nossa Senhora da Penha, ocorreu no dia 25 de maio. Foi um momento de recolhimento no colo da Mãe de Deus e nossa. O Santuário está localizado num penhasco no bairro da Penha, no Rio de Janeiro, cercada por uma belíssima área verde e com uma atmosfera de profunda paz e recolhimento.
Os consagrados palotinos Fabrício SAC e Elson SAC rezaram nas intenções da Santa Igreja e do Papa Francisco, pela arquidiocese e a cidade do Rio de Janeiro, pela obra do Apostolado Católico e por intenções particulares e aquelas que nos foram pedidas. Foi uma experiência impressionante visitar as salas dos milagres e ver como a Santa Mãe de Deus tem agido em favor dos seus devotos.
Vale destacar a escadaria que leva até o Santuário que consta de 382 degraus, onde há muitos testemunhos de fé e agradecimento a Nosso Senhor Jesus Cristo e a Virgem Santíssima.” Elson Carvalho SAC.
E ainda outros membros também realizaram a proposta em outros Santuários
Nossa vice coordenadora do Conselho Local de coordenação, Aline Rigueti, no dia 16 de Maio, fez sua Romaria ao Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora do Loreto, a pé junto de seu seus filhos e uma amiga de longa data que convidou para rezar com ela.
A Romaria ao Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, foi feita no dia 22 de Maio por Renata Franco, Andreia Lemos, Camilla e Miguel, seu filho e nosso pequeno amigo Palotino.
E ainda o Padre José Luiz SAC, realizou na manhã do último sábado do mês de maio, sua Romaria ao Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida, em Manaus.
Mesmo quem não conseguiu realizar a Romaria até um dos Santuários Marianos não deixou de realizar as orações a Santa Mãe de Deus frente em suas próprias paróquias, frente a sua imagem ou quadro de devoção.
Todos unidos em oração com a virgem, sob a intercessão de São Vicente Pallotti, que dizia: “Não cessarei de rezar para que haja um só rebanho e um só pastor. Assim espero chegar à glória do céu, a fim de participar do fruto do apostolado de Jesus Cristo, por toda a eternidade. Amém”.