Encontro Vocacional em Novo Airão

“A pastoral vocacional é uma participação no plano de Deus para a salvação da humanidade” (Ratio Institutionis da SAC, 207). Para corresponder a este compromisso de participação na ação salvadora de nosso Deus, Foi promovido pela pastoral vocacional em nossa comunidade local do Amazonas, o primeiro Encontro Vocacional deste ano.

O recolhimento espiritual se deu no dia 15 de maio de 2021, de maneira simples e descontraída, dispensando grandes formalidades, visto que os cinco rapazes que pediram para participar do acompanhamento vocacional são frequentadores assíduos das Santas Missas em nossa comunidade paroquial. Buscamos aqui no Amazonas seguir a mesma temática proposta aos jovens das outras comunidades locais de nossa Região Mãe da Misericórdia. Por isso, neste mês de maio, tivemos como tema geral a figura de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos na espiritualidade palotina.

O escopo dos trabalhos da pastoral vocacional reside em “acompanhar os cristãos no descobrimento de como Deus se manifesta na vida deles e de discernir com eles a vocação específica a que são chamados” (RI SAC, 207). Iniciamos o encontro pela manhã com a oração do terço mariano e a Santa Missa junto da comunidade paroquial, reunida como de costume na Igreja São João Paulo II, aos sábados pela manhã. Logo após a Celebração Eucarística nos deslocamos para capela Nossa Senhora Auxiliadora, onde fica a casa e o memorial do nosso pioneiro nas Missões do Amazonas – Pe. José Maślanka, SAC.

Ali nos reunimos para rezar, meditar e conversar sobre as vocações. E procedendo deste modo desejamos ajudar os nossos adolescentes a corresponderem melhor a vontade de Deus em suas vidas. A pastoral vocacional, deseja ser “uma forma de acompanhamento da pessoa, até que ela encontre o seu caminho ou a sua vocação na União do Apostolado Católico: sacerdote, consagrado, consagrada, cristão leigo” (RI SAC, 207).

Nossa Ratio Institutionis afirma que: “O primeiro empenho da pastoral vocacional há de ser pois a oração. Pallotti considerou a oração um meio infalível para alcançar verdadeiras vocações” (Ratio SAC, 23). Por isso, rezemos para o Senhor da messe e Pastor do rebanho que envie operários dignos e dispostos a corresponder ao chamado de Deus.