Tende misericórdia de nós e do mundo inteiro

A Festa da Divina Misericórdia é um dos elementos mais importantes da devoção à Divina Misericórdia presentes nas revelações de Nosso Senhor à Santa Faustina. Já no dia 22 de fevereiro de 1931, em uma das primeiras revelações de Jesus à Santa Faustina diz respeito à Festa da Misericórdia, que deveria ser celebrada no 2º domingo da Páscoa (Diário 49). Desde o ano 2000, quando a Festa foi instituída pelo Papa João Paulo II, ela é celebrada em diversos lugares do mundo.

Não poderia ser diferente na paróquia de São Benedito e Santuário da Divina Misericórdia em Itaperuna. Em 1936 o Senhor pediu a Santa Irmã Faustina que a Festa seja preparada espiritualmente: “O Senhor me disse para rezar o Terço da Misericórdia por nove dias antes da Festa da Misericórdia. Devo começar na Sexta-feira Santa. Através desta novena concederei às almas toda espécie de graças” (Diário 796). Acolhendo esse pedido o pároco, Pe. Estevão Lewandowski, por nove dias preparou o povo para a festa rezando a novena, o terço da misericórdia e Santa Missa às 15 horas, explicando a centralidade do mistério da misericórdia divina para o mundo e a história, presente em todo o agir divino, particularmente na Cruz Redentora de Cristo.

No dia da festa, mesmo com as proibições devido a pandemia, muitos fiéis vieram para o santuário e rezaram na frente da imagem de Jesus Misericordioso, além de venerar as relíquias de primeiro grau de Santa Faustina e São João Paulo II. Às 15 horas, Pe. Estevão celebrou a Santa Missa com o terço da Divina Misericórdia e benção de quadros feitos segundo o pedido de Jesus, a Santa Faustina: “Da túnica entreaberta sobre o peito saíam dois grandes raios, um vermelho e outro pálido. Logo depois, Jesus me disse: Pinta uma Imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inscrição: Jesus, eu confio em vós” (Diário 47). Às 16:00 horas pelas ruas da Itaperuna saiu a carreata com a imagem de Jesus Misericordioso, lembrando que todos devem se aproximar com confiança do coração misericordioso de Jesus que nos lava de nossos pecados (raio de luz branca – água) e nos imerge no amor de Deus (raio de luz vermelha – sangue).