Vitória sobre o pecado

Do dia 28 de março ao dia 04 de abril, com o Santuário da Divina Misericórdia de portas abertas em Vila Valqueire no RJ, tivemos a graça de viver a semana mais importante de todo nosso calendário litúrgico: a Semana Santa, onde meditamos e vivenciamos a Via Crucis de Nosso Senhor Jesus Cristo, Sua morte e Sua Ressureição, derrotando assim o pecado, nos perdoando e nos dando vida eterna.

No domingo de Ramos (28), recebemos o Padre Jurandir Nascimento SAC e toda equipe litúrgica com os ramos, relembrando o que foi feito pelo povo quando Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumentinho, símbolo de humildade. Esse mesmo povo que no domingo de Ramos aclamava Jesus como “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor”, ao final da semana, também o condenaria com o “crucifica-O”, dando início, então, a Semana Santa. “Entrada triunfal de Jesus, consciente de sua missão. E em sua missão, Ele se entregou por amor a cada um de nós.” (Padre Jurandir Nascimento SAC)

A Missa Vespertina da Ceia do Senhor, presidida pelo Padre Jurandir Nascimento, SAC, na quinta feira (01), onde meditamos e celebramos a última ceia e o lava pés que Jesus fez com os discípulos antes de ser entregue por Judas. Por causa da pandemia, o lava-pés foi omitido, mas diante do altar, havia uma bacia, um jarro, pães, uva, trigo, simbolizando o lava-pés. É dia de júbilo pois é o dia que celebramos a instituição da Eucaristia, sacramento este ano que é verdadeiramente Seu Santo Corpo e Seu Santo Sangue.

Ao final da celebração, Jesus Eucarístico foi transladado para o Centro Pastoral, onde ficou das 21h de quinta-feira a 13h de sexta-feira (02), para preparar a todos os paroquianos e pastorais que o momento da crucificação estava para chegar. Assim, a Igreja se dividiu de hora em hora para vigiar, orar e adorar.

A sexta feira da Paixão (02) foi um dia de meditação e oração, onde meditamos com toda a Igreja sobre a criação e não e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim, tivemos a Via Sacra pela manhã e a celebração da Palavra pela tarde. A Via Sacra, infelizmente, não pôde ser encenada pelas ruas como é comumente feita aqui no Santuário por causa das medidas de proteção contra o coronavírus, mas foi meditado dentro da Igreja com os fiéis. Ao final da celebração, iniciamos a Novena da Divina Misericórdia.

E depois da escuridão vivenciada ano passado por não podermos participar das Santas Missas presencialmente e não podermos comungar Nosso Senhor durante Sua Páscoa, Deus em Sua Infinita Misericórdia não só nos concedeu a graça de vivenciar esse tempo da Semana Santa presencialmente este ano, como também nos concedeu a graça de prestigiarmos dois batismos acontecerem na noite Santa da celebração da Vigília Pascal.

Os dois jovens adultos, fazendo o catecumenato de jovens, por livre e espontânea vontade mostraram grande interesse e desejo de receber o Santo Batismo. Um jovem de origem protestante e o outro de origem ateia. E além de receberem o sacramento, foram suas primeiras experiências vivendo a Semana Santa e meditando cada mistério da crucificação, morte e ressureição de Jesus junto de toda a Igreja. O Rafael disse: “Todo o tríduo pascal me gerou uma extrema aproximação com Deus e muitos momentos de reflexão e meditação”.

O Lucas achou toda semana Santa muito bonita, além da semana também ter proporcionado momentos de meditação de cada parte da Paixão. “Achei interessantíssimo da leitura do Evangelho, a assembleia que fala “crucifica-O”, você tomar consciência da sua própria capacidade pro mal e do porque você de fato precisa do Cristo. Além de você ser pecador, você reconhecer sua tendência violenta. Somos obrigados a fazer um exame de consciência porque é muito provável que nós estivéssemos do lado de quem estava batendo em Nosso Senhor.” Ambos demonstraram felicidade por terem sido batizados. Rafael relatou sentir-se mais leve e mais próximo a Deus, sentir a glória e a piedade de Deus mais de perto e o Lucas achou maravilhoso poder ter sido batizado e morrer e ressuscitar com Cristo.

Nada mais belo do que deixar Jesus Cristo ser a nossa luz todos os dias. Nada mais belo do que deixar a luz de Deus brilhar na gente. Nada mais belo também do que ser batizado na noite onde há a morte definitiva do pecado e há a vida da graça na ressureição e na salvação! Parabéns, Lucas e Rafael! Parabéns pela escolha de vocês! Estaremos em oração por vocês para que perseverem, lutem contra o pecado e sejam soldados de Cristo no mundo! Deus os abençoe!

Para finalizar a semana, celebramos a Páscoa do Senhor no domingo da Ressurreição “Páscoa é a Vitória sobre a morte. É a Vitória sobre o pecado. É o Cristo que vence de modo triunfal” (Padre Jurandir Nascimento, SAC).