Tríduo Pasqual N.S Navegantes

Iniciou-se nesta quinta-feira (01/04) o tríduo pascal na paróquia de Nossa Senhora Dos Navegantes, na comunidade da “Baixa do Sapateiro” no Complexo Da Maré – Rio de Janeiro.

Dando cumprimento às normas de prevenção ao Coronavírus, os ritos das celebrações foram reduzidos para diminuir o tempo de duração, e medidas de distanciamento social foram devidamente tomadas.

Seguindo as celebrações da Quinta-Feira Santa, omitiu se a cerimônia e ato do lava pés, e ao final houve a transladação do Santíssimo Corpo de Cristo para um local devidamente preparado para a veneração do Cristo morto.

Por conta da pandemia, este ano não houve a possibilidade de haver a vigília durante toda a noite, portanto foi feita por um breve momento de meia hora e, findando, retornou a acontecer com limite de pessoas às 07h da manhã da Sexta-Feira Santa às 14h.

Durante a Sexta-Feira da Paixão, foi feita celebração (já que neste dia, em todo o mundo, não se celebra a santa missa), onde foi feita uma oração especial do dia, intitulada Oração Universal onde se implora a Deus a misericórdia e proteção, por toda a igreja, e instâncias de nossa saciedade, acrescentando ainda como pediu o Santo Padre o Papa Francisco, por todas as vítimas e falecidos da Covid-19.

Foi feita a adoração da Santa Cruz, sem o costumeiro beijo na imagem da Santa Cruz, mas fazendo apenas uma breve reverência ao passar diante da mesma e, mantendo cerca de 1 metro e meio de distância entre cada pessoa na fila.

Durante o Sábado Santo, foi realizada uma celebração onde foi feita uma pequena fogueira na porta da igreja onde o celebrante padre Paulo Kowalczyk, juntamente com a equipe litúrgica, saldou o povo que se encontrava devidamente posicionado em seus lugares com distanciamento e, deu a benção do fogo novo, acendendo o círio e fazendo sua entronização, enquanto se ascendia as luzes da igreja. Ao final da celebração omitiu se a tradicional procissão de Cristo Ressuscitado pelas ruas da comunidade.

No Domingo foi devidamente celebrada, com muita alegria e cantos de aleluia, a Santa Páscoa da Ressureição do Senhor.