Posse dos novos párocos

No dia 6 de janeiro, a comunidade Palotina da Região Mãe da Misericórdia viveu a alegria da celebração de posse do novo pároco em Itaipuaçu e em Itaperuna. O Pe. José Stepinski foi empossado como pároco da paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Itaipuaçu e o Pe. Francisco Marques Filho assumiu como pároco a paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima em Itaperuna.

Em Itaipuaçu a Santa Missa foi presidida pelo Pe. Carmine Pascale vigário-geral da arquidiocese de Niterói, com a participação do Pe. Lucas Kaczmarek, ecônomo da Região e Pe. Cristóvão Sopicki, que vai ajudar ao Pe. José em sua missão como vigário. Após a saudação inicial do presidente da celebração, o Pe. Lucas fez a leitura da Provisão, documento de nomeação do Pe. José como pároco da paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Depois de proclamar a Fé, Pe. José fez o juramento de seguir como pároco a Lei da Igreja e conduzir a paróquia em comunhão com bispo e toda a igreja. Em sua homilia, Pe. Carmine enfatizou a função do pároco e sua importância para a comunidade paroquial. Em seguida o novo pároco recebeu a chave da igreja e do sacrário simbolizando o cuidado que deverá ter com este templo material, símbolo da Igreja Viva que deverá edificar, lembrando que a Eucaristia é o ápice e a fonte de todo culto e da vida cristã, onde se realiza a unidade do povo de Deus e se completa a construção do Corpo de Cristo.

Em Itaperuna a celebração foi presidida pelo vigário-geral da Diocese de Campos, Monsenhor Leandro Diniz, que deu as boas-vindas ao Pe. Francisco, o novo responsável pelos trabalhos pastorais. A Missa contou com a participação dos padres, entre eles o Superior Regional Pe. Estevão Lewandowski, seminaristas, amigos e familiares do Pe. Francisco. No início da celebração, Pe. Estevão leu a Provisão do bispo da diocese de Campos nomeando Pe. Francisco como pároco da paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Após a homilia o Monsenhor Leandro recebeu do Pe. Francisco a renovação das promessas sacerdotais, e mostrou ao novo pároco os instrumentos para desempenhar bem a sua missão: cátedra como lugar de onde vai presidir as celebrações, pia batismal, confessionário, sacrário, finalizou o rito de posse com a Profissão de Fé declarando o empossado apto para desempenhar as funções de pároco.

Acompanhamos com nossas orações os padres: José, Cristóvão e Francisco em suas novas missões, para que possam com alegria servir o povo para qual foram enviados. Que o exemplo de São Vicente Pallotti ajude-os a guiar espiritualmente os fiéis e conduzir o rebanho para o crescimento na fé.