Nesse final de semana, nos dias 7 e 8 de novembro de 2020 aconteceu a Missão Palotina Virtual. É isso mesmo que vocês leram, Missão Palotina, não, vocês não entenderam errado, nossa missão foi virtual!!!!

Mesmo durante esse momento difícil de Pandemia, a Juventude Palotina e o FIJ se uniram e não mediram esforços para organizar a Missão Palotina desse ano totalmente online. O Tema foi: “Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho, eis que tudo se faz novo” (2Cor 5, 17).
Na realidade, a Missão Palotina teve início no dia 4 de novembro, pois tivemos uma formação com a Irmã Ellen Cirila, CSAC, diretamente da Bolívia, que com muito carinho partilhou sobre a missão que ela realiza no país vizinho e também sobre a missão que recebemos ao sermos batizados.
Acharam que ia acabar por aí, nada disso, no dia seguinte, no dia 5 de novembro tivemos outra formação, e vocês não vão acreditar, mas viajamos diretamente para a Terra Santa, e quem deu a formação foi a querida Edlainy Alves, que carinhosamente chamamos de Didi, ela é missionária da Comunidade Católica Shalom, lá em Israel. Além de partilhar sua experiência como missionária, nos falou um pouco sobre a alegria que devemos ter ao anunciar a Boa Nova e que essa deve ser a identidade de um cristão.
Enfim, o que está bom não pode ficar melhor, e é ai que vocês se enganam, na sexta-feira, dia 6 de novembro, nós voltamos para o Brasil e pousamos diretamente no estado do Amazonas e tivemos nossa última formação, em preparação para a Missão Palotina Virtual, com o Padre Rafael Moura, SAC. Ele veio nos falar sobre a nova missão para a qual todos nós devemos nos empenhar. A missão de trazer Esperança para este mundo que passa por tantas dificuldades.
Depois de nos nutrirmos de tanto amor e carinho, nós saímos em missão, ou melhor sentamos em frente dos nossos computadores e celulares e ficamos online por dois dias para entrar nas casas das pessoas e levar um pouquinho dessa esperança que todos nós precisamos.
Antes de começar achei que realizar essa missão virtualmente não seria tão bom quanto bater de porta em porta, que aliás é o que estamos acostumados a fazer nas Missões Palotinas e quem já participou sabe que é uma aventura de fé inexplicável, inclusive quem nunca foi, fica a dica. Mas Deus age de forma maravilhosa, na primeira visita em que fizemos parecia que eu estava sentado no sofá da família que nos recebeu conversando sobre o amor, a esperança e a confiança que só é possível encontrar em nosso Pai.
A partir daí, muitos celulares se abriram e conseguimos ter um alcance que nós não esperávamos, fizemos visitas em São Paulo, Minas Gerais e até em Portugal nós fomos. Em finalização da Missão Palotina Virtual 2020, tivemos uma missa de encerramento, e no final dela escutamos vários testemunhos lindos dos missionários e em um deles uma irmã missionária simplificou muito bem essa missão com um ensinamento de São Vicente Pallotti, que nossa papel durante esse final de semana foi reavivar a fé e reacender a caridade nas pessoas que nós visitamos.
Por fim, e eu não podia terminar de outra forma, queria agradecer a todos que de alguma forma participaram da missão desse ano e dizer que, SOMOS MELHORES JUNTOS!!!
Marcus Axel
(JP RIO)