Reavivar – a vocação

No dia 25 de outubro a Juventude Palotina do Rio de Janeiro realizou mais um encontro online, o Reavivar. Tivemos como tema principal “a vocação”, no qual contamos com a presença do casal Mariah e Francisco, e do Irmão Elson Carvalho SAC para palestrarem sobre a vocação matrimonial e a vocação sacerdotal.

O casal Mariah e Francisco começaram contando como se conheceram. Ambos participavam da mesma comunidade, se conheciam, mas, por não serem próximos, não conversavam muito. Mariah, por ter acabado de terminar um relacionamento, desabafava com seu pai sobre a sua tristeza, até que o pai lhe falou uma frase que ficou marcada para ela “Filha, olha ao seu redor. Tem gente que gosta de você” e quem estava ao redor dela naquele momento era o Francisco, que hoje é o marido dela.

Mariah e Francisco falaram também a importância do relacionamento com Deus.

Um relacionamento precisa ser menos preocupado com o particular, com o individual, e sim em um relacionamento entre os dois com Deus, buscando elevarem-se juntos.

Além disso, eles disseram como decidiram que era essa a vocação deles, o matrimônio. Quando eles começaram a pensar não só em si mesmos e começaram a visualizar uma vida incluindo o outro, foi aí que eles viram que um era a metade do outro, que eles queriam casar, formar uma família e envelhecerem juntos.

Apesar de eles serem um casal diferente, mesmo assim buscam o mais importante, que é a santidade. Mariah e Francisco escolheram amar um ao outro, através do amor de Deus. Já irmão Elson foi diferente, ele decidiu amar sua comunidade, através do amor de Deus.

Irmão Elson deu início a sua partilha através do seu testemunho de vida. Durante a adolescência, ele decidiu mudar de vida, resolvendo entrar para o postulado palotino, pois, para ele, o único amor que poderia preenchê-lo era o amor de Deus, um amor misericordioso que o conquistou e continua conquistando até hoje.

Foi perguntado para ele “como é essa vida religiosa?” e ele respondeu que “a vida religiosa é uma comunidade de pecadores em busca da santidade, de pessoas imperfeitas tentando melhorar. É diferente do matrimônio. Não escolhemos os irmãos que entram na comunidade, então temos irmãos com muitos temperamentos diferentes e isso forma uma ‘peça de retalhos’ muito bonita na nossa comunidade.”

Também foi perguntado “quais são os desafios da vida religiosa?”. O irmão respondeu ” que um dos principais desafios é a infidelidade ao chamado de Deus. Temos que estar sempre vigiando a nós e nos perguntando ‘Será que eu estou colocando outras coisas a frente das coisas de Deus?’. Um outro desafio é o desafio da empatia, se por no lugar do outro, entender o que o outro está passando. O outro desafio é a hipocrisia, temos que ter muito cuidado na hora de pregar uma coisa e não viver isso que pregamos e é por isso que se exige uma autenticidade nas nossas vidas. Aquilo que falamos, aquilo que rezamos tem que transparecer o que nós vivemos.”

Por fim, o Reavivar nos enriqueceu com a partilha tanto do casal, como do irmão palotino, na qual mesmo com vocações diferentes, ambos buscam o mesmo caminho, que é o caminho da santidade e é esse o caminho que todos nós devemos seguir.

Isabela Aboud

(JP RIO)