No dia 26 de setembro (sábado) na Paróquia de São Benedito em Itaperuna RJ, teve início o novenário em preparação à festa do padroeiro. Neste ano o pregador e responsável pelas atividades relativas ao novenário foi o padre José Luiz Alves da Silva Junior, SAC, atualmente vigário na mesma Paróquia. Como é costume, ao longo do novenário, o padre pregador visita aos doentes levando os sacramentos, bem como às famílias para abençoar as casas, fábricas, consultórios e todo tipo de empreendimento realizado pelos fiéis em nossa comunidade.
Além das visitas do sacerdote, era costume a realização de um mutirão de confissões durante o novenário. Como não foi possível realizá-lo, nos dias 28, 29, 30, os padres José Luiz e Estevão Lewandowski estiveram disponíveis para o atendimento das confissões do povo das 20h às 22 h, além dos horários normais de atendimentos já conhecidos na paróquia. No dia 29 de setembro, dia dos Santos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, rezamos em nossa Paróquia o último dia da prática devocional conhecida como Quaresma de São Miguel e ao fim da Santa Missa abençoamos e entronizamos o quadro de São Miguel Arcanjo na capela do santíssimo de nossa Igreja matriz. Nos dois domingos compreendidos dentro de nosso novenário celebramos o batizado de cinco crianças.
Neste ano não foi possível realizar os festejos sociais, de modo que também não houveram as “barraquinhas” e tudo aquilo que era de costume na festa de Nossa paróquia. No entanto, em diversos dias do novenário, tivemos à venda de alimentos e doces, por parte de diversos grupos paroquiais. Que também se fizeram presentes ao longo dos dias da novena de quantidade bastante expressiva, tendo em conta que vivemos um período de Pandemia. Em cada um dos dias da novena as pastorais e representantes de nossas comunidades rurais e nossas capelas se fizeram presentes, apresentando ao altar a cada dia suas intenções comunitárias para as Santa Missas.
No último domingo do novenário, tivemos a venda das quentinhas do almoço de São Benedito e o tradicional leilão de bezerros. E por fim, no dia de São Benedito, às 05h, foi realizada procissão pelas ruas do bairro com a imagem de São Benedito, seguida da Santa Missa presidida pelo padre José Luiz. À noite, o padre Clécio Silva dos Santos presidiu a Santa Missa principal de nossa festa. Ele pertencia originalmente a uma de nossas comunidades de onde saiu para o Seminário diocesano de Campos dos Goytacazes, onde foi ordenado sacerdote; junto a ele concelebrou o padre Estevão Lewandowski, SAC. Pedimos que Deus, em sua bondade, atenda a seus filhos que, por intercessão de São Benedito, suplicam tantas graças neste tempo difícil de provação que temos vivido; e tenha piedade deste povo piedoso que com alegria acorre a seus intercessores em meios às suas lutas.